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Disney: magnata faz oferta de US$10 bi pela ABC

O magnata da mídia nos EUA, Byron Allen fez uma oferta de 10 bilhões de dólares para comprar a rede de televisão ABC,

O magnata da mídia nos EUA, Byron Allen fez uma oferta de 10 bilhões de dólares para comprar a rede de televisão ABC, da Disney, e ativos como os canais a cabo FX e National Geographic, disse um porta-voz de Allen nesta sexta-feira (15).

A Disney também manteve discussões exploratórias sobre a venda da ABC para a operadora regional de estações de TV Nexstar Media. As informações são da Reuters.

As discussões ocorrem depois que o presidente-executivo da Disney, Bob Iger, disse em julho que a empresa poderia vender alguns de seus ativos tradicionais de TV, que há anos enfrentam dificuldades devido ao aumento dos serviços de streaming.

O interesse da Nexstar é preliminar e pode não levar a qualquer acordo, disse uma fonte. Um porta-voz da Disney disse que embora a empresa esteja “aberta a considerar opções estratégicas para o seu negócio linear”, ainda não tomou uma decisão sobre a venda da ABC ou de qualquer outra propriedade. Nexstar e Disney não responderam aos pedidos de comentários. A Bloomberg News noticiou primeiro as negociações entre Nexstar-Disney e a oferta de Allen pela ABC.

A ABC compreende uma rede nacional de TV e oito estações regionais. Ela tem acordos de afiliação com cerca de 240 estações de televisão locais, atingindo quase todos os lares com televisão nos EUA. O então presidente-executivo da Disney, Michael Eisner, concordou em comprar a Capital Cities/ABC por 19 bilhões de dólares em 1995.

A Nexstar possui 200 estações próprias ou parceiras em 116 mercados, alcançando mais de dois terços da população dos EUA, bem como redes de TV nacionais como CW e NewsNation. A empresa tem um valor de mercado de 5,25 bilhões de dólares.

Disney: CEO procura parceiros para os negócios de TV

O presidente-executivo da Walt Disney, Bob Iger, disse que seu cargo de liderança foi prorrogado por mais dois anos. Segundo Iger, a prorrogação se deu porque ele encontrou mais desafios enfrentados pela gigante do entretenimento do que esperava inicialmente.

O declínio da transmissão ao vivo e das redes a cabo, conhecido como negócio de TV linear, foi mais acentuado do que o previsto, e a empresa de mídia e entretenimento está pensando em possivelmente se desfazer de alguns ativos e explorar parcerias estratégicas como forma de lidar com a situação, disse Iger em entrevista à CNBC na quinta-feira (13). As informações são do Bloomberg.

De acordo com o executivo, a erosão do negócio linear de TV a cabo o deixa “mais perto da obsolescência” e é “uma realidade com a qual temos que lidar”.

Uma grande área de foco são os esportes. Iger disse que tudo está na mesa para a divisão ESPN da empresa. Não seria necessariamente derivado da ESPN, mas a empresa está “procurando parceiros estratégicos que possam nos ajudar com distribuição ou conteúdo”, disse ele.

A Disney está a caminho de transformar totalmente a ESPN em um serviço de streaming direto ao consumidor, mas Iger não forneceu nenhuma data específica.

Sobre a greve dos roteiristas de Hollywood e possível greve dos atores, Iger disse que a interrupção causaria “enormes danos colaterais” à indústria e à economia.