O dólar opera em leve baixa na manhã desta terça-feira (19). Às 10h20 (horário de Brasília), a moeda norte-americana registrou leve retração de 0,24%, vendida a R$ 4,680.
O dólar fechou em baixa de 1,05% cotado a R$ 4,647 na segunda (18).
Apesar da baixa da moeda norte-americana, os investidores se preocupam com a escalada nas tensões entre Rússia e Ucrânia. No final de semana, a capital ucraniana voltou a ser bombardeada depois de um ensaio de volta à normalidade. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky afirmou que o exército russo iniciou uma ofensiva para tomar o controle do leste ucraniano.
Em meio a guerra, o Banco Mundial reduziu a sua previsão de avanço do PIB (Produto Interno Bruto) global em 2022 de 4,1% para 3,2% em virtude da guerra entre Rússia e Ucrânia e a pandemia da Covid-19. A informação foi dada pelo presidente da instituição, David Malpass, na última segunda-feira (18).
Os mercados também seguem acompanhando a temporada de balanços corporativos nos EUA. IBM (IBMB34), Netflix (NFLX34) e Johnson & Johnson (JNJB34) divulgam os seus resultados nesta terça-feira (19).
No cenário nacional, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, participam do primeiro dia da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, em Washington.
O Banco Central garantiu que a paralisação dos servidores não vai afetar a realização da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) dos dias 3 e 4 de maio. A greve já entra na terceira semana.