Mercado

Economista-chefe do Banco Master avalia IPCA-15: "excelente notícia"

Paulo Gala comentou a divulgação do IPCA-15, e afirmou que a semana deve encerrar com dados positivos

O economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala, avalia a divulgação do IPCA-15, que apresentou uma alta de 0,31%, embora o resultado tenha vindo bem abaixo do esperado pelo mercado, Gala enxerga a notícia como positiva. “Excelente notícia para a inflação do Brasil”.

Gala afirmou que, o setor de serviços e transportes teve um destaque significativo no IPCA-15, destacando-se pela queda nos preços de passagens aéreas e combustíveis, influenciada pelas reduções de preço praticadas pela Petrobras (PETR3).

“Falta agora o PCE de consumo, que é a parte do do deflator do implícito do PIB americano na medida de consumo das famílias americanas que vai ser divulgada ainda nesta manhã, o mercado espera eh 0,2%”, comentou Gala.

Nesse sentido, o economista-chefe do Banco Master, ainda ressaltou que, caso o PCE do consumo venha positivo, “temos tudo pra terminar a semana, com dados muito positivos tanto de crescimento de atividade econômica quanto de inflação para Brasil e para EUA“.

“As bolsas têm reagido a isso, tanto o bolsas americanas quanto eh bolsas brasileiras, o real tem se valorizado nesses últimos dias, recuperou um pouco do tombo que tomou no começo da semana”, disse. “Se vier um PCE bem comportado agora de manhã ou até abaixo do esperado, isso pode dar ainda mais força para moeda brasileira e pros ativos brasileiros”, acrescentou.

IPCA-15 tem alta de 0,31% em janeiro, abaixo das estimativas

O IPCA-15 de janeiro de 2024 registrou uma variação de 0,31%, comparado ao aumento de 0,40% em dezembro de 2023, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em janeiro de 2023, o índice apresentou uma variação de 0,55%.

O resultado ficou abaixo das expectativas de analistas consultados pelo Valor Data, que projetavam um aumento de 0,47%, com as estimativas variando entre 0,4% e 0,6%. Em termos de 12 meses, o IPCA-15 até janeiro alcançou 4,47%, em comparação com 4,72% até dezembro de 2023. Esse resultado ficou abaixo da mediana das estimativas do Valor Data, que era de 4,63%, com projeções variando entre 4,57% e 4,77%.

No que se refere às classes de despesa, Alimentação e Bebidas foi responsável pela maior variação (1,53%) e pelo maior impacto (0,32 ponto percentual) no total do IPCA-15. Dentre os subitens, a passagem aérea teve o maior impacto individual, com uma queda de 15,24% no mês e um impacto negativo de 0,16 ponto.

Outros destaques de variação de preços no IPCA-15 de janeiro incluem as quedas nos preços da gasolina (-0,43%) e da energia elétrica (-0,14%).

O IPCA-15 é uma prévia do IPCA, calculado com base em uma cesta de consumo típica das famílias com rendimento entre um e 40 salários-mínimos, abrangendo nove regiões metropolitanas, além de Brasília e do município de Goiânia. A diferença em relação ao IPCA está no período de coleta e na abrangência geográfica.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile