Conforme o balanço financeiro do quarto trimestre de 2024 divulgado nesta terça-feira (19), a EcoRodovias (ECOR3) registrou um lucro líquido recorrente de R$ 206,9 milhões no período, equivalente a uma queda anual de 33,3%.
A queda é reflexo do resultado financeiro, devido ao incremento da taxa de juros, segundo a companhia. Enquanto isso, o Ebitda – lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização – ajustado da EcoRodovias cresceu 12,3% na comparação anual, somando R$ 1,2 bilhão.
O crescimento do tráfego de veículos, reajustes das tarifas de pedágio e início da arrecadação de pedágio pela EcoRioMinas e EcoNoroeste foram as razões que levaram ao aumento, segundo o release de resultados.
Já a margem Ebitda ajustada fechou o trimestre em 73,1%, cerca de 1,4 ponto porcentual maior que o número reportado no mesmo intervalo do ano anterior. Por sua vez, a receita líquida ajustada somou R$ 1,699 bilhão, um crescimento anual de 10,2%.
Resultado da EcoRodovias (ECOR3) na linha consolidada
A EcoRodovias também teve um lucro líquido recorrente de R4 981,5 milhões, na linha consolidada de 2024, o que representa um avanço de 26,3% acima de 2023. Já o Ebitda ajustado consolidado subiu 21,6%, para R$ 4,697 bilhões, com margem de 72,9%, avanço de 1,2 ponto porcentual.
A receita líquida ajustada somou R$ 6,439 bilhões entre janeiro e dezembro de 2024. A cifra é 19,4% maior do que a reportada no ano anterior.
Anteriormente o lucro do 3º trimestre cresceu 14,9%
A EcoRodovias (ECOR3) anunciou um lucro líquido de R$ 262,5 milhões no terceiro trimestre de 2024, representando um crescimento de 19,9% em relação aos R$ 219,0 milhões reportados no mesmo período de 2023. O resultado foi impulsionado principalmente pelo aumento no Ebitda ajustado.
O Ebitda da companhia totalizou R$ 1,181 bilhão, um avanço de 18,4% em comparação ao terceiro trimestre de 2023, quando o valor foi de R$ 997,9 milhões. Já o Ebitda ajustado somou R$ 1,220 bilhão, refletindo uma alta de 18%.
O crescimento é atribuído ao aumento no tráfego de veículos, ajustes nas tarifas de pedágio e a implementação de cobrança de pedágio pela EcoRioMinas e EcoNoroeste.