Eletromídia (ELMD3): lucro sobe mais de 300% no 4T22

A empresa reportou um lucro líquido de R$ 65,444 milhões no trimestre

A Eletromidia (ELMD3) reportou lucro líquido de R$ 65,444 milhões no quarto trimestre de 2022. O número é 314,3% maior que o mesmo período de 2021, que foi de R$ 15,822 milhões. No acumulado de 2022, a companhia conseguiu reverter o prejuízo do ano anterior (de R$ 11,479 milhões), com um lucro líquido acumulado de R$ 51,410 milhões.

O Ebitda ajustado do período foi de R$ 123,818 milhões, alta de 99,6% em relação ao ano anterior. Já a receita líquida subiu 57,6% na comparação com os últimos três meses de 2021, atingindo R$ 274,539 milhões. 

A adição de 3,9 mil novos painéis publicitários e concentração de receita em ativos de maiores margens no período ajudam a explicar o resultado positivo dos últimos três meses de 2022.

Globo compra fatia de 8,5% na Eletromidia (ELMD3) por R$ 141,6 mi

A Globo anunciou, nesta segunda-feira (6), que adquiriu uma fatia na Eletromidia (ELMD3), empresa de notícias em painéis instalados em elevadores e pontos de ônibus. A aquisição foi fechada pela compra de 12 milhões de ações, o equivalente a 8,57% da empresa, segundo o portal “Seu Dinheiro”.

O valor da operação não foi revelado, mas com base na cotação do fechamento do pregão da última sexta-feira (3), de R$ 11,80 por papel, o negócio pode chegar a movimentar até R$ 141,6 milhões, como calculou o veículo.

De acordo com o fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o acordo envolve a venda para a Globo de 11.518.000 papéis pelo fundo Vesuvius FIP, que atualmente detém uma participação de 55,32% na companhia, e as 483 mil ações restantes pelo CEO Alexandre Guerrero Martins.

O documento ainda estipula que a Globo deverá comprar, no mínimo, 8,99 milhões das ações em operações em bolsa de valores, que devem ser realizadas em até 30 dias a partir da assinatura do contrato.

Após a conclusão da operação, o Vesuvius FIP e a Globo deverão celebrar um acordo de acionistas. O acordo garantirá à gigante da comunicação o direito de indicar um membro do Conselho de Administração da Eletromidia, enquanto possuir uma participação mínima entre 15% e 18% do capital social da companhia.