Trump x Fed

Elon Musk republica post em defesa de 'acabar com o Fed'

Após vitória de Trump, Musk criticou o fato de 'a burocracia federal não eleita e inconstitucional' ter mais poder que a presidência

Elon Musk
Foto: reprodução/X

O bilionário Elon Musk republicou na rede social X, antigo Twitter, um post do senador Mike Lee, republicano de Utah, em defesa do fim de Fed (Federal Reserve).

“O Poder Executivo deve estar sob a direção do presidente. É assim que a Constituição foi projetada. O Federal Reserve é um dos muitos exemplos de como nos desviamos da Constituição nesse aspecto. Mais uma razão pela qual devemos #AcabarComOFed”, diz a publicação.

Na postagem, o senador incluiu um print da declaração de Jerome Powell, presidente do Fed, dizendo que não irá renunciar a pedido de Donald Trump. Na ocasião, o Fed anunciou uma redução de 0,25 ponto percentual nas taxas de juros, logo após a eleição presidencial com vitória de Trump.

No sábado (9), Musk disse no X que “A burocracia federal não eleita e inconstitucional atualmente tem mais poder do que a presidência, o legislativo ou o judiciário! Isso precisa mudar.”

Powell: eleições dos EUA não impactam decisões do Fed

Na avaliação do presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, afirmou nesta quinta-feira (7) que, por enquanto, as escolhas políticas do banco central não estão considerando o resultado da eleição dos EUA.

“No curto prazo, a eleição não terá efeitos em nossas decisões políticas”, disse Powell durante uma coletiva de imprensa após uma reunião do Fed.

A autoridade monetária norte-americana decidiu por unanimidade reduzir suas taxas de juros em 0,25 ponto percentual, para a banda de 4,5% a 4,75%.

“Não adivinhamos, especulamos e não assumimos” quais serão as futuras escolhas de políticas governamentais, disse Powell, segundo a “CNN Brasil”.

A expectativa, após a vitória do ex-presidente Donald Trump, é que as novas políticas governamentais provavelmente devem expandir os déficits e pressionar a inflação para cima.

Além disso, ao longo do ano Trump fez declarações indicando que poderia tentar intervir nas decisões do Fed.