O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera com ganhos durante o pregão desta terça-feira (3), ao passo que investidores digerem os dados que indicam uma desaceleração do PIB brasileiro no terceiro trimestre.
Por volta das 11h15, o principal índice da bolsa brasileira subia 0,67%, alcançando 126.076,82 pontos, com um volume financeiro de 3,29 bilhões de reais.
Apesar do avanço momentâneo, analistas do Itaú BBA indicam que o Ibovespa permanece em tendência de baixa no curto prazo, com suporte nos 123.000 pontos. Caso esse nível seja perdido, pode comprometer a estrutura de alta de longo prazo.
Para a equipe da Ágora Investimentos, o tema central no mercado brasileiro continua a ser o cenário fiscal, que segue sendo um ponto de atenção para os investidores.
Por volta das 12h22 (horário de Brasília) o marcados apresentava um leve salto de 0,47%, aos 125.826 pontos.
O dólar comercial seguia o mesmo sentido do índice, registrando ganhos de 0,24%, cotado a R$ 6,07.
O destaque do índice vão para as ações da Caixa Seguridade (BVMF:CXSE3), que registraram uma das maiores altas do índice, impulsionadas por um “upgrade” do Citi.
O banco destacou o “momentum” positivo nos prêmios de hipotecas e a gestão controlada de perdas como fatores positivos para a empresa.
Ibovespa é marcado por atenção de investidores com Orçamento
Os investidores mantiveram atenção no Congresso Nacional, uma vez que as propostas de cortes de gastos têm pouca chance de serem votadas ainda em 2024. No entanto, houve um movimento importante quando o ministro do STF, Flávio Dino, liberou, com restrições, as emendas parlamentares.
De acordo com o relator do Orçamento, que também precisa ser aprovado até o fim do ano, essa decisão “acalmará o Parlamento”.
Durante evento da XP, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, destacou que o processo de discussão, fechamento e anúncio do pacote fiscal fortaleceu a unidade em torno das medidas e demonstrou a força política do ministro Fernando Haddad e de sua equipe econômica.
EUA
As bolsas de Nova York operam com pequenas quedas nesta terça-feira, se aproximando da estabilidade logo após a abertura, com os investidores aguardando a divulgação dos dados do mercado de trabalho referentes ao relatório JOLTS de outubro, que será liberado em breve.
O índice Dow Jones encontra apoio nas ações dos bancos, com Goldman Sachs avançando 1,3% e JP Morgan subindo 0,6%. Por outro lado, as ações da Tesla caem 1,15% e as da Intel registram uma queda de 2,25%, pressionando o Nasdaq.
Além disso, os investidores estão atentos ao desenvolvimento da crise política na França. A líder do partido de extrema-direita, Marine Le Pen, anunciou que retirará seu apoio ao primeiro-ministro Michel Barnier, o que pode resultar na sua saída do governo.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: -0,16%
S&P 500: -0,06%
Nasdaq: -0,01%