Voepass

Empresa de avião que caiu é 4ª maior em demanda

A Voepass é a 4ª maior aérea do país em demanda, atrás apenas das três maiores do setor, que detém, juntas, 99% da demanda: Gol, Latam e Azul

Voepass
Foto: Divulgação

A empresa responsável pelo avião que caiu em Vinhedo – SP no início da tarde dessa sexta-feira (9) é a Voepass, atuante no país há 29 anos. Nenhuma das 62 pessoas, 58 passageiros e 4 tripulantes, sobreviveram ao acidente.

A Voepass é a quarta maior aérea do país em demanda, atrás apenas das três maiores do setor, que detém, juntas, 99% da demanda: Gol (GOLL4), Latam e Azul (AZUL4).

Segundo os últimos dados divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o RPK (indicador utilizado pelo setor para mediar a demanda) registrado pela Voepass correspondia a cerca de 0,6% da participação de mercado em junho deste ano.

Anteriormente chamada de Passaredo, a empresa anunciou em agosto de 2019 a aquisição de 100% do controle societário da MAP Linhas Aéreas, numa tentativa de aumentar suas operações no aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista.

Hoje, a Voepass possui uma frota de 15 aeronaves -todas da empresa franco-italiana ATR, que viajam a 40 destinos do país. Os aviões são dos modelos ATR 72-500, ATR 72-600 e ATR 42-500.

Empresa de avião que caiu em Vinhedo é parceira da Latam

A Voepass era parceira forte da Gol (GOLL4), que chegou a fazer um movimento de consolidação com a aérea para levar os “slots” da Voepass em Congonhas.

O negócio não deu certo e, hoje, a empresa é parceira importante da Latam, que usa as aeronaves ATR para avançar na aviação regional.

Ninguém sobreviveu à queda da aeronave, diz prefeitura

A prefeitura da cidade Vinhedo, em São Paulo, afirmou que ninguém sobreviveu à queda do avião no início da tarde dessa sexta-feira (9). A aeronave tinha 58 passageiros a bordo e 4 tripulantes, totalizando 62 pessoas.

A aeronave atingiu o quintal de uma casa, segundo o secretário de Segurança do município, Osmir Cruz. O titular da pasta afirmou ainda que os moradores estavam na residência no momento do acidente, mas não se feriram.

De acordo com a Voepass Linhas Aéreas, a companhia aérea que é proprietária da aeronave, trata-se de um avião turboélice de passageiros, do modelo ATR-72.

Segundo a empresa, a aeronave saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). Informações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) indicam que o modelo comporta 68 passageiros.

“A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo”, informou a companhia.

Já o governo de São Paulo diz que enviou reforços ao local. “A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), a Polícia Civil e Militar estão mobilizadas no resgate das vítimas. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e os responsáveis pelo recolhimento de corpos também foram encaminhadas para reforço nos trabalhos”, informou o governo de SP.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile