Mercado

Enel SP monta plano especial de atendimento para Carnaval 2024

Ações preventivas incluem reforço das equipes de emergência em locais estratégicos de blocos e desfiles para assegurar fornecimento de energia

A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, desenvolveu um plano operacional abrangente destinado especificamente ao Carnaval 2024. O plano visa garantir o fornecimento contínuo de energia durante os dias de festa, de 09 a 14 de fevereiro, tanto para os clientes quanto para os locais de desfiles e blocos.

A empresa manterá equipes de prontidão em locais estratégicos, prontas para intervir caso ocorra qualquer anomalia no sistema em todas as áreas do evento. O plano operacional também inclui um aumento de até três vezes no número de equipes de emergência disponíveis em caso de contingências severas causadas pelo fenômeno do El Niño. Neste verão, o El Niño tem trazido um volume de chuvas acima da média, acompanhado de fortes rajadas de vento e intensidade de raios.

O reforço também se estende aos canais de atendimento, cuja estrutura é dimensionada para cada situação. No call center, a capacidade de atendimento é dobrada em situações de contingências severas.

Além disso, um representante da distribuidora será designado para o Centro de Operações Integradas de São Paulo (COI), encarregado de monitorar a cidade. Isso permite que a Enel SP esteja atenta a eventos de grande escala e priorize o atendimento, em colaboração com órgãos públicos como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Civil e Militar, Samu, CET e Sabesp.

“Elaboramos um plano de ação robusto e integrado com os órgãos públicos parceiros para atuarmos nestes dias e evitarmos transtorno para os desfiles das escolas de samba no Anhembi e Carnaval de Rua”, afirma Vincenzo Ruotolo, responsável pela Operação e Manutenção da Enel Distribuição São Paulo.

Plano de organização da Enel

No Sambódromo do Anhembi, a iluminação da pista, onde ocorrem os desfiles, é fornecida por geradores contratados pela organização do evento. A intervenção da Enel Distribuição São Paulo só é necessária em caso de anormalidades com esses equipamentos. Por outro lado, os grandes camarotes do local são alimentados pela rede da concessionária, com geradores contratados disponíveis como backup em caso de necessidade.

“Profissionais de diferentes áreas estarão de sobreaviso para garantir o fornecimento de energia nos 24 municípios da nossa área de concessão. Trabalharemos com reforço de equipes nas bases operacionais da Enel SP, que estarão ativas durante todo o Carnaval. Contaremos com maior disponibilidade de eletricistas, técnicos e engenheiros, além de colaboradores de call center”, acrescenta Vincenzo Ruotolo.

O plano também inclui um processo organizado de categorização de ocorrências, com uma escala de prioridade definida, garantindo que casos mais críticos sejam atendidos prioritariamente. Hospitais, clientes eletrodependentes registrados no sistema (aqueles que dependem de dispositivos elétricos para sua sobrevivência), instalações estratégicas e outros serviços essenciais recebem atenção prioritária.

“Em caso de evento climático severo, teremos uma comunicação direta e intensa com os diversos órgãos públicos, para entender as prioridades de atendimentos de emergência. Também programamos intensificar o monitoramento dos canais digitais da companhia e manter os clientes informados sobre a atuação da empresa seja por e-mail, SMS e outros canais”, comenta André Oswaldo, diretor de Mercado da Enel São Paulo.