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Enjoei (ENJU3) adquire 25% da rede Cresci e Perdi por R$ 30 mi

Empresa pode optar por comprar as ações restantes em 2028

O Enjoei (ENJU3) anunciou ao mercado, na terça-feira (20), a aquisição de 25% da rede de produtos infantis usados Cresci e Perdi por R$ 30 milhões.  O acordo inclui a opção de adquirir a totalidade do capital social em 2028, sujeita a ajustes e uma parcela adicional determinada pelos resultados operacionais até 2027.

A aquisição marca a segunda transação realizada pelo Enjoei no ano. Em julho, a empresa incorporou a plataforma de produtos autorais Elo7. A iniciativa integra a estratégia de expansão da empresa no segmento de lojas físicas e em categorias específicas, concentrando-se, neste caso, em produtos infantis seminovos. “Esses dois eixos, novas categorias e modelos de negócio, complementam um corpo, por definição, com alta rentabilidade”, afirmou Tiê Lima, CEO do Grupo Enjoei.

A Cresci e Perdi projeta encerrar o ano de 2023 com um faturamento de R$ 700 milhões e um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 45 milhões. Considerando as três marcas – Enjoei, Elo7 e Cresci e Perdi – a previsão conjunta de faturamento para este ano é de aproximadamente R$ 2,2 bilhões.

A transação possibilita uma convergência estratégica entre as duas empresas: a Cresci e Perdi está atualmente em processo de desenvolvimento de uma plataforma de vendas online, ao passo que o Enjoei planeja iniciar suas operações físicas no próximo ano. A interação e compartilhamento de conhecimento acerca desses modelos de negócio são considerados elementos-chave de sinergia entre as empresas.

Aquisição da Enjoei

“Eu realmente não sei como vai ser o Cresci e Perdi online. Espero coisas boas. Porque do mesmo jeito que eles estão entrando no mercado físico, a gente também está indo pro online”, diz Elaine Alves, fundadora da Cresci e Perdi.

Segundo projeção do Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), as vendas em brechós aumentaram 29,6% em 2022 com uma estimativa de que os brechós ultrapassem o mercado de moda em 2024. É de olho nesses números que o Enjoei tem dedicado a sua atenção ao canal de venda físico. “O potencial de abertura de lojas da Cresci e Perdi valida a nossa tese de quantas lojas o Enjoei também pode ter”, explica Tiê.

A Enjoei tem a expectativa de continuar a aproveitar a sinergia entre as bases de clientes da Cresci e Perdi e do Elo7, especialmente devido à forte presença no público feminino, influenciada pela demografia das mães. As lojas físicas da Cresci e Perdi estão planejadas para desempenhar um papel crucial como pontos de suporte na estrutura logística do grupo, que atualmente engloba 11 pontos entre agências dos Correios e unidades da Jadlog.

A aquisição da Cresci e Perdi pela Enjoei contou com assessoria do escritório Ártica, com o respaldo da Francap. No lado da Cresci e Perdi, os sócios foram orientados pela VSH Partners. Tiê e Ana Luiza McLaren, atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Enjoei, integrarão o Conselho de Administração da Cresci e Perdi.