Resultados trimestrais

Enjoei (ENJU3) tem prejuízo 125% maior no 4º trimestre, em R$ 16 mi

O Ebitda ajustado alcançou R$ 3,1 milhões no último trimestre do ano passado

Enjoei (ENJU3)
Enjoei (ENJU3) /Foto:Divulgação

A Enjoei (ENJU3) divulgou um prejuízo líquido de R$ 16 milhões no quarto trimestre de 2023, um aumento de 125% em relação ao mesmo período de 2022, conforme anunciado pela empresa nesta quarta-feira (13).

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado alcançou R$ 3,1 milhões no 4T23, em comparação com um resultado negativo de R$ 5 milhões no ano anterior.

O volume bruto de vendas (GMV) atingiu R$ 352,5 milhões, representando um aumento de 47% em relação ao ano anterior.

A receita líquida totalizou R$ 63,7 milhões no último trimestre de 2023, um crescimento de 86% em comparação com o mesmo período de 2022.

Enjoei (ENJU3) tem alta de 163% no lucro bruto

O lucro bruto da Enjoei (ENJU3) atingiu R$ 33,4 milhões no quarto trimestre de 2023, um aumento de 163% em relação ao mesmo período de 2022. A margem bruta alcançou 52,4% no 4T23, um aumento de 15,3 pontos percentuais em relação ao 4T22.

O número total de compradores ativos atingiu 2,5 milhões no final do 4T23, um aumento de 111% em relação ao ano anterior, com 1,1 milhão proveniente da Enjoei e 1,4 milhão do Elo7.

A base de vendedores ativos alcançou 1,1 milhão no final do 4T23, com a participação de 48 mil vendedores profissionais do Elo7.

XP avalia resultados da Enjoei (ENJU3)

Em análise, especialistas em varejo da XP Laryssa Sumer, Gustavo Senday e Danniela Eiger observaram que o Enjoei (ENJU3), individualmente, reverteu a tendência de desaceleração das receitas (GMV +5% e vendas líquidas +6%), refletindo um aumento de novos usuários devido às melhorias em sua plataforma.

A margem bruta da Enjoei (ENJU3) foi novamente destacada no 4T23, com um aumento de +15 p.p. A/A nos últimos doze meses e +0.8 p.p. A/A nos últimos três meses, enquanto a empresa continua a se beneficiar de custos logísticos e de frete reduzidos.

Por fim, a empresa registrou um prejuízo líquido de -R$16 milhões, explicado por despesas não recorrentes relacionadas a fusões e aquisições e investimentos de marketing.