Vendedores do Enjoei, plataforma de compra e venda de produtos usados, estão enfrentando dores de cabeça para terem acesso ao dinheiro disponível no aplicativo.
Em entrevista ao UOL, a dona de um brechó na plataforma informou que não consegue acessar os R$ 2600 que tem disponível para saque. Além disso, ela relatou que o Enjoei retirou, sem aviso prévio, todos os produtos de sua loja há 8 meses.
Ao tentar sacar o dinheiro, aparece uma mensagem de bloqueio do valor “por motivos de segurança”, disse a vendedora.
Outros vendores estão relatando problemas semelhantes. No Reclame Aqui, uma vendora do Rio de Janeiro alega que a plataforma a restringiu sem motivos e que todos os produtos que disponibilizou para venda sumiram 1 dia depois de cadastrados.
Um outro usuário acusa a empresa de ter solicitado um seguro da venda que ele fez, com promessa de devolução do valor, e “sumido” com o montante da compra e do seguro.
“Quero saber quais regras ou comportamento errado tive dentro da plataforma que justifique me bloquearem e impedirem o pagamento das minhas vendas que inclusive já chegaram aos seus respectivos destinos”, disse outra vendedora de Manaus no Reclame Aqui.
O que diz o Enjoei
Através de nota, a empresa disse que tem “diversas medidas para garantir que cada usuário tenha uma experiência segura e confiável ao comprar e vender produtos” e que atua para combater a comercialização de produtos contrafeitos e atividades suspeitas.
“Quaisquer usuários que não estejam em conformidade com as boas práticas adotadas pelo marketplace têm seus anúncios e contas bloqueadas, com eventual suspensão de seus saldos. Após analisados os casos, a conta é liberada, total ou parcialmente, com a maioria das situações resultando na liberação dos saldos”, afirmou.
Ainda na nota, a plataforma diz que “colabora de maneira proativa com órgãos reguladores para garantir que as práticas de mercado estejam alinhadas com as melhores normas e regulamentos do setor”.
Os termos de uso do Enjoei informam que a empresa pode, a qualquer tempo e exclusivo critério, suspender ou cancelar, temporária ou definitivamente, o cadastro e anúncios de seus usuários. O mesmo valeria para o saldo.
“Nós podemos –baseados em critérios de risco definidos internamente– suspender, provisória ou definitivamente, o pagamento de valores decorrentes de vendas efetivadas por intermédio de suas contas que estiverem passando por processo de análise de risco e de segurança”, diz os termos de uso do Enjoei.