
Pesquisa realizada pela farmacêutica Eli Lilly, fabricante do Mounjaro, revelou que a tirzepatida, substância base do Ozempic, levou a uma redução de peso 47% maior que a Semaglutida, princípio base da Ozempic. As substâncias fazem parte da classe de medicamentos análogos de GLP-1 e são indicados para tratamento de diabetes tipo 2.
O setor de saúde tem vivido uma explosão de vendas ao redor do mundo com a eficácia das chamadas “canetas de emagrecimento”. Nos EUA, o medicamento recebeu autorização para ser utilizado no tratamento da obesidade sob mesma formulação. O remédio é encontrado com o nome de Zepbound, embora ambos sejam na prática, o Mounjaro.
Dados dos estudos clínicos separados de cada remédio já apontavam que a tirzepatida leva a uma diminuição mais acentuada do peso, porém ainda não havia um teste clínico que de fato houvesse comparado os dois remédios a longo prazo. A Eli Lilly recrutou 751 participantes dos EUA e de Porto Rico que tinham obesidade e outras comorbidades para realizar os testes.
Ao fim, o grupo que recebeu a substância do Mounjaro registrou uma diminuição de, em média, 20,2% do peso corporal. Já o que realizou o tratamento com o princípio ativo do Wegovy e do Ozempic perdeu 13,7% do peso. As informações são do jornal O Globo.
“Estamos muito animados com os resultados divulgados hoje e que mostram como a tirzepatida ajudou os pacientes a alcançarem 47% a mais de perda de peso relativa em comparação à semaglutida. A tirzepatida é uma classe única de medicamentos e é a primeira aprovada pelo Food and Drug Administration (FDA)” afirmou o vice-presidente sênior de assuntos médicos da Lilly, Leonard Glass.
Mounjaro, concorrente do Ozempic, chega ao Brasil em junho
O Mounjaro, medicamento para diabetes e principal concorrente do Ozempic será lançado no Brasil em sete de junho. O anúncio foi feito pela farmacêutica Eli Lilly, dona do medicamento, nesta quarta-feira (19).
A caneta foi aprovada para uso pela Anvisa em 2023, mas ainda não era vendida no Brasil. Informações disponibilizadas pela CMED indicaram que o preço médio do medicamento pode variar entre R$1.135,37 (referente a embalagem com 5 mg por ml com duas injeções) e R$4.077.12 (dosagem de 30 mg por ml em com quatro injeções).
Os preços, no entanto, podem sofrer alteração. O valor varia de acordo com a quantidade de aplicação comprada e da alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) vigente em cada estado.