Estudo Vanguard mostra importância do assessor na visão do investidor

O Estudo VanguarD reuniu mais de 1.500 investidores para mostrar a importância de ter um assessor de investimento

O economista comportamental do Grupo de Estratégia de Investimentos da Vanguard, Paulo Costa, falou sobre o Estudo Vanguard durante a Expert XP, no início deste mês, que mostra a importância do assessor de investimento na visão do investidor.

O crescimento da tecnologia tem feito com que o uso de assessores de investimentos digitais, também conhecidos como “robô advisors”, estejam aumentando. No entanto, o estudo Vanguard aponta que o assessor humano ainda traz mais segurança para o investidor e consegue agregar mais valor em seus resultados.

No estudo, que reuniu mais de 1.500 investidores para mostrar a importância de ter um assessor de investimento no serviço de aconselhamento financeiro, 93% dos entrevistados que possuem um assessor humano preferem continuar com ele, enquanto 4% querem mudar para o digital, e 3% pretendem administrar seus investimentos sozinhos. Já os que utilizam a assessoria digital, 88% consideram mudar para o humano.  

De acordo com a Vanguard, o assessor humano traz mais “paz de espírito” para o investidor, com o nível de segurança atingindo o nível de 80%, um patamar 56 pontos percentuais maior em relação aos 24% de segurança que esses investidores têm quando operam sozinhos.

Já para os que utilizam assessor digital, o patamar neste quesito fica em 71%, com uma alta de 12 pontos percentuais sobre os 59% de nível de segurança atingido quando eles investem sem ajuda.

Os entrevistados com assessores humanos ainda apontaram que esse serviço tem um peso de 59% na conquista deles de suas metas financeiras, enquanto para quem utiliza um assessor digital esse percentual é de 50%.

Estudo Vanguard reforça importância do lado emocional

Segundo Costa, os dados indicam que o fator humano ainda é muito importante no lado emocional do investidor, dando mais segurança, mesmo com o assessor digital conseguindo entregar certo serviços melhor que o humano. 

Leia também: Ovacionado na Expert XP, Guedes diz que Brasil está “condenado a crescer”

Diante disso, 84% dos 1.500 entrevistados do Estudo Vanguard disseram estar satisfeitos com suas assessorias humanas, valor acima dos 77% contentes com o o digital.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile