ETF K-Pop: empresa cria fundo que se beneficia da música coreana

Medindo o desempenho de empresas de entretenimento coreanas e apelidado de “índice KPOP”, o fundo acompanhará o mesmo 

A Contents Technologies está lançando, nesta quinta-feira (1), o ETF KPOP e Korean Entertainment na NYSE Arca Exchange. Assim, o KPOP é o primeiro fundo nos EUA ou na Europa a investir em empresas que se beneficiam da música pop coreana, segundo a “Bloomberg”. 

Medindo o desempenho de empresas de entretenimento coreanas e apelidado de “índice KPOP”, o fundo acompanhará o mesmo, e incluirá 30 empresas das indústrias de entretenimento e mídia interativa listadas na bolsa coreana.

As empresas de entretenimento, como ncluindo HYBE, a agência que administra o fenômeno sul-coreano BTS, JYP Entertainment., SM Entertainment e YG Entertainment, pesarão mais no índice, de 70% a 80%, do que outras no espaço de mídia interativa e serviços.

KPOP Index

“O que nos deixa empolgados com isso é ser o primeiro veículo que oferece aos investidores e fãs globais, que tinham dificuldade em investir no K-Pop anteriormente, exposição às empresas das quais são fãs”, afirma o CEO da CT Investments and Contents Technologies, Jangwon Lee, em entrevista por telefone.

O KPOP tem ganhado fãs desde o hit de 2012, “Gangnam Style”.Em fevereiro, o BTS foi nomeado o artista global do ano, superando TO Kaylor Swift e Adele. Enquanto o Blackpink tornou-se o primeiro artista musical a atingir a marca de 75 milhões de inscritos no YouTube em junho, superando Justin Bieber.

Os membros do KPOP Index são selecionados por um algoritmo de inteligência artificial que usa tecnologias de processamento de linguagem natural. Além disso, o índice será rebalanceado trimestralmente. Em meio à aceleração global, as ações da HYBE, JYP, SM e YG subiram em relação às baixas de junho nos últimos meses. 

“Houve ganhos muito bons dessas empresas que vieram devido a aberturas pós-Covid de performances offline”, disse Lee, que tem 29 anos e se autodenomina fã de K-pop. “Independentemente do sentimento geral do mercado, que também é bastante baixista na Coreia, essas empresas de entretenimento tiveram um desempenho muito bom. Então, estamos bastante confiantes.” acrescenta. 

Desafios

“Os ETFs temáticos estão sempre apresentando fatias mais estreitas e criativas de estratégias de investimento”, afirma Henry Jim, analista de ETF da Bloomberg Intelligence. “Embora o KPOP se destaque em seu foco claro em uma indústria e em um país, eles terão uma batalha árdua para alcançar um mercado-alvo difícil de definir. Temo que eles possam ficar com apenas ‘fãs individuais’ como um mercado-alvo limitado”, acrescenta. 

O fundo é projetado tanto para investidores de varejo quanto profissionais de investimento, de acordo com Lee. “Estamos interessados em abrir ETFs adicionais que reflitam nosso foco no mercado de conteúdo asiático”, afirma Lee. “Mas, a partir de agora, queremos focar e acompanhar uma das maiores identidades da Coreia e da Ásia. Esperamos fazer isso com bastante sucesso antes de irmos para o próximo”, acrescenta. 

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