Em dezembro, os EUA criaram 164 mil novos empregos no setor privado, conforme indicado pelo Relatório Nacional de Emprego ADP, produzido pela ADP Research Institute em colaboração com o Stanford Digital Economy Lab. A cifra superou as expectativas do consenso de analistas, que previa a criação de 115 mil novos postos de trabalho.
De acordo com o relatório, o crescimento salarial foi de 5,4% em termos anuais, apresentando uma desaceleração em comparação com os 5,6% do mês anterior. Esse declínio na taxa de crescimento salarial começou em setembro de 2022 e persiste.
No mês de dezembro, foram criadas 155 mil novas vagas no setor de serviços e 9 mil no setor industrial.
Conforme relatado pelo ADP, os ganhos de emprego aumentaram pelo quarto mês consecutivo, impulsionados por um crescimento significativo nas contratações do setor de lazer e hotelaria. O setor da construção permaneceu robusto diante das elevadas taxas de juros locais, no entanto, a indústria continuou a enfrentar desafios, registrando mais um mês de perdas de empregos.
Pedidos de auxílio desemprego nos EUA caem na semana
O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos divulgou nesta quinta-feira (4) que o número de pedidos de auxílio-desemprego teve uma redução de 18 mil na semana encerrada em 30 de dezembro, totalizando 202 mil, em comparação com os 220 mil registrados na semana anterior, conforme dados revisados.
O resultado ficou abaixo da expectativa dos analistas, conforme o consenso Refinitiv, que projetava 216 mil solicitações. A média móvel trimestral caiu para 207.750, uma redução de 4.750 na semana, ante um dado revisado de 212.500 na semana anterior.
A taxa de desemprego segurado recuou 0,1 ponto percentual, atingindo 1,2% na semana encerrada em 23 de dezembro. Vale ressaltar que esses dados têm uma defasagem de uma semana em relação ao número principal.
O número de pedidos continuados mostrou queda de 31 mil na semana encerrada em 23 de dezembro, para 1,855 milhão, ante um dado revisado de 1,886 milhão.