Economia americana

EUA: índice de atividade industrial Empire State melhora em junho

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (17) pela distrital de Nova York do Federal Reserve

EUA
EUA / Foto: David Dibert

O índice de atividade industrial Empire State, que avalia as condições de manufatura no Estado de Nova York, nos EUA, registrou uma melhora significativa em junho, subindo de -14,3 em maio para -6,0 no mês seguinte.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (17) pela distrital de Nova York do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).

De acordo com o Federal Reserve de Nova York, o índice de novos pedidos aumentou dezesseis pontos, atingindo -1,0, indicando estabilidade nos pedidos, enquanto o índice de embarques subiu para 3,3, sugerindo um leve aumento nas remessas.

O índice de estoques registrou 1,0, indicando estabilidade nos níveis de estoque. O índice de prazos de entrega permaneceu abaixo de zero, em -4,1, sugerindo uma redução nos prazos de entrega, enquanto o índice de disponibilidade de oferta foi de -1,0, indicando pouca alteração na disponibilidade de oferta.

O índice de preços pagos teve uma queda de quatro pontos, atingindo 24,5, enquanto o índice de preços recebidos diminuiu sete pontos, chegando a 7,1, seu nível mais baixo em cerca de um ano. Isso sugere que os aumentos de preços continuaram a desacelerar.

EUA: preços de importados têm queda inesperada em maio

Os preços de produtos importados nos EUA caíram inesperadamente em maio devido à redução nos preços da energia, proporcionando um novo impulso às perspectivas de uma inflação doméstica mais moderada.

Os preços de produtos importados caíram 0,4% em maio, após um aumento de 0,9% em abril, conforme informou o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira. Esta foi a primeira queda desde dezembro.

Economistas consultados pela Reuters esperavam que os preços de importados, excluindo tarifas, tivessem um aumento de 0,1%. Nos 12 meses até maio, os preços subiram 1,1%, repetindo o aumento registrado em abril.