O número de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA registrou uma queda de 5 mil na semana encerrada em 31 de agosto, totalizando 227 mil solicitações, conforme dados divulgados pelo Departamento do Trabalho nesta quinta-feira (5).
O resultado ficou ligeiramente abaixo das expectativas do consenso LSEG, que projetavam 230 mil pedidos para o período.
O total de pedidos da semana anterior foi revisado ligeiramente para cima, de 231 mil para 232 mil. A média móvel de quatro semanas diminuiu em 1.275, atingindo 230 mil.
O número de pedidos de auxílio-desemprego continuado caiu 22 mil na semana até 24 de agosto, totalizando 1,838 milhão. Esse dado também é publicado com uma semana de defasagem.
EUA: criação de empregos no setor privado cai para 99 mil em agosto
Os EUA abriram, no mês de agosto, 99 mil novas vagas de emprego no setor privado, de acordo com pesquisa divulgada pela ADP (Automatic Data Processing) nesta quinta-feira (5).
O resultado representação uma desaceleração frente ao mês de julho, quando foram criadas 111 mil novas vagas (dado revisado para baixo). Além disso, o dado também ficou bem abaixo do esperado pelo consenso LSEG de analistas (145 mil vagas).
Segundo Nela Richardson, economista chefe da ADP, a tendência descendente do mercado de trabalho levou a contratações mais lentas do que o normal após dois anos de crescimento descomunal.
“O próximo indicador a ser observado é o crescimento dos salários, que está se estabilizando após uma dramática desaceleração pós-pandemia”, afirmou.