Índice de gerentes de compras

EUA: PMI de Serviços cai a 55 em outubro, abaixo do esperado

O PMI composto, que engloba serviços e indústria, subiu de 54 para 54,1, também aquém da expectativa do consenso

EUA
Foto: Pixabay

O PMI (índice de gerentes de compras) de serviços dos EUA caiu de 55,2 em setembro para 55 em outubro, segundo pesquisa final divulgada nesta terça-feira, 5, pela S&P Global. O resultado ficou abaixo da estimativa preliminar (55,3) e da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam 55,3.

O PMI composto dos EUA, que engloba serviços e indústria, subiu de 54 em setembro para 54,1 em outubro, também aquém da leitura preliminar de 54,3.

O resultado, porém, ainda demonstram resiliência da economia norte-americana, visto que leituras acima de 50 sugerem que a atividade econômica segue em expansão.

Payroll: EUA criam 12 mil vagas de trabalho em outubro

Em outubro, os EUA geraram 12 mil postos de trabalho fora do setor agrícola, muito abaixo das expectativas dos analistas, de acordo com o relatório de emprego conhecido como payroll, divulgado nesta sexta-feira (1º) pelo Departamento do Trabalho.

Segundo pesquisa da Reuters, estava prevista a criação de 113 mil vagas em outubro, uma queda em relação aos 254 mil postos em setembro justificada pelas interrupções causadas por furacões e greves em fábricas aeroespaciais.

No entanto, a taxa de desemprego de 4,1% está de acordo com as previsões.

PIB fica abaixo do esperado, mas é boa notícia

O crescimento do PIB dos Estados Unidosde 2,8% no terceiro trimestre de 2024, ficou abaixo do esperado, de 3%, mas mostra uma economia aquecida no país norte-americano, avaliaram analistas.

Os resultados tiveram impacto positivo dos gastos pessoais de consumo, tanto em bens quanto serviços, além do aumento nas exportações e gastos do governo. A desaceleração, no entanto, foi atribuída a uma queda no investimento fixo em inventário e a uma maior redução no investimento fixo residencial, destacou relatório da Nomad.

Para o economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala, o crescimento de 2,8% é uma boa notícia, mesmo que esteja abaixo do esperado. Segundo ele, o percentual “mostra uma economia americana aquecida, longe de recessão, e um soft landing“.

O head global de Soluções da Janus Henderson Investors, Matt Peron, tem uma visão parecida. “O relatório do PIB hoje foi uma modesta surpresa positiva, pois o crescimento superou as estimativas e os preços avançaram menos do que o esperado“, comentou.

Para ele, o resultado confirma a ideia de que o crescimento econômico não está desacelerando rapidamente e que as pressões sobre os preços permanecem contidas.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile