Em setembro

EUA: PMI industrial acumula terceira queda mensal seguida

O indicador registrou a terceira queda mensal consecutiva, sendo a mais acentuada desde junho de 2023

EUA
EUA / Foto: Freepik

O índice de gerentes de compras (PMI) industrial dos EUA continuou abaixo da marca neutra de 50,0 em setembro, caindo de 47,9 em agosto para 47,3 no último mês, segundo informou a S&P Global nesta terça-feira (1).

O indicador registrou a terceira queda mensal consecutiva, sendo a mais acentuada desde junho de 2023.

De acordo com a pesquisa, o setor manufatureiro dos EUA mergulhou ainda mais em território de contração no final do terceiro trimestre, com quedas mais acentuadas na produção e nos novos pedidos, refletindo a fraqueza da demanda e a incerteza política.

“As fábricas relataram a maior queda mensal na produção em 15 meses em resposta a uma queda em novos pedidos, o que, por sua vez, levou a novas reduções no emprego e na compra de insumos, à medida que os produtores reduziram a capacidade operacional”, listou.

No entanto, ele destacou em nota que as empresas acreditam que parte da retração na demanda tende a ser temporária, visto que os gastos, investimentos e a reposição de estoques foram apenas suspensos.

“A perspectiva de taxas de juros mais baixas aumentou a confiança na perspectiva de longo prazo, com as empresas antecipando que a demanda será reacendida por menores custos de empréstimos se o ambiente político melhorar”, afirmou.

Jolts: vagas de emprego abertas nos EUA sobem para 8,040 mi 

A abertura de postos de trabalho dos setores não-agrícolas nos EUA apresentou avanço entre julho e agosto, de 7,711 milhões (número revisado para cima)  para 8,040 milhões, de acordo com o relatório Jolts, publicado nesta terça-feira (1º) pelo Departamento do Trabalho do país. Em agosto de 2023, tinham sido abertos 9,358 milhões de postos.

O resultado ficou acima do esperado pelo consenso LSEG de analistas, que estimava a criação de 7,6 milhões de vagas.

Ao longo do mês, as contratações mudaram pouco, de 5,4 milhões para 5,3 milhões. Já total de desligamentos passou de 5,3 milhões para 5,0 milhões.


Acesse a versão completa
Sair da versão mobile