O Índice de Preços ao Produtor (PPI) dos Estados Unidos subiu 0,5% em abril, acelerando após a queda de 0,1% registrada em março (dado revisado), informou o Departamento do Trabalho nesta terça-feira (14).
Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o índice avançou 2,2%, o maior aumento desde os 2,3% registrados em abril de 2023.
De acordo com os dados, quase três quartos do aumento dos preços “na porta da fábrica” em abril são atribuíveis a um aumento de 0,6% no índice de serviços, enquanto os preços dos bens subiram 0,4%.
O núcleo do PPI, que exclui variações de alimentos, energia e serviços comerciais, registrou um aumento de 0,4% em abril, acelerando em relação aos 0,2% de março.
Nos 12 meses encerrados em abril, o núcleo da inflação aumentou 3,1%, também registrando o maior avanço desde abril de 2023 (3,4%).
EUA: expectativa de inflação para 1 ano sobe de 3% em março para 3,3%
A Pesquisa de Expectativas do Consumidor feita pela regional divulgada nesta segunda-feira (13), revelou que as expectativas de inflação dos EUA medidas pela distrital do Fed (Federal Reserve) de Nova York subiram no curto e no longo prazo. Antes, as expectativas de inflação para daqui a um ano subiram de 3% para 3,3%.
No cenário de médio prazo, especificamente em um horizonte de três anos, a projeção da inflação registrou uma queda de 2,9% para 2,8% em abril.
Além disso, as expectativas em relação aos preços dos imóveis aumentaram para 3,3% em abril, após permanecerem estáveis em 3% por sete meses consecutivos.