Evolução do FII Tijolo é destaque no XP Talks; confira

Pedro Carraz, Real Estate Portfolio Manager da XP Asset, ressaltou a evolução da indústria de fundo de tijolo nos últimos seis anos

“Eventos com foco nos fundos valorizam cada vez mais esse segmento”, iniciou Diego Siqueira, Founder & co-CEO da Trinus, na abertura do painel de FII Tijolo, no XP Talks, destacando a importância de reunir grandes nomes do mercado para debater sobre o segmento de fundos imobiliários.

Nesse sentido, Siqueira mencionou que esta indústria atingiu R$ 200 bilhões de valor de mercado e, atualmente, já são mais de 2 milhões de CPFs investidores crescentes.
 
“Para termos uma noção do potencial que essa indústria pode chegar, nos EUA a indústria de fundos imobiliários representa 1.2  trilhões de dólares”, ressaltou Siqueira durante o evento da XP, que conta com cobertura do BP Money. 

“Ainda estamos engatinhando, temos muita coisa para fazer para aprimorar no segmento para crescer no País”, finalizou Siqueira.

Pedro Carraz, Real Estate Portfolio Manager da XP Asset, ressaltou a evolução da indústria de fundo de tijolo nos últimos seis anos. 

“No momento que estamos vivendo de juros e inflação alta nos últimos dois anos, muitos que aproveitaram para comprar um terreno, imóvel, aquisições baratas, e agora, com a queda de juros terão a oportunidade de vender com ganho de capital é gigantesca”, afirmou Carraz, embora tenha mais risco. 

O Founding Partner da VBI, Rodrigo Abbud, inicialmente, recordou que acompanhou o desenvolvimento da indústria, em que participou das primeiras ofertas para pessoas físicas no segmento, então em 2000, nós comemoramos 300 pessoas entrando em uma oferta, e agora são mais de 2 milhões. 

Entretanto, Abbud ressaltou que, estamos apenas começando, “longe de chegarmos ao topo, temos muito para crescer, em relação ao volume da indústria, número de CPFs operantes e classes de investidores”. 

“O mercado imobiliário como um todo, é muito dependente da disponibilidade de crédito e da taxa de juros”, afirmou.

Portanto, Abbud explicou que, quando temos uma expectativa de redução da taxa de juros pontuais, impacta diretamente o setor. 

“Uma vez que, o mercado imobiliário depende da taxa de juros, ou melhor, do crescimento econômico”, destacou Abudd.

XP Talks

O CEO do Banco XP, João Berenguer, abriu o evento destacando que como a carteira de ativos não está crescendo em um ritmo esperado, é bem razoável esperar menos competição da classe de fundos listados. Berenguer ainda comentou sobre a previsão da taxa de juros.

“A taxa de juros vai cair, como e quando, nós não sabemos, eu particularmente acho que cai mais que o mercado vem antecipando”, destacou. 

Além de Berenger, a abertura do evento contou com a participação de Maria Fernanda Violatti, analista de Fundos Imobiliários e Listados da XP e Bruno Gargiolli, diretor do Investment Banking da XP.

O foco do debate é apontar caminhos para que o investidor entenda o atual cenário dos Fundos Listados e tome sempre a melhores decisões.

O evento conta com às presenças de especialistas da XP, Mauá Capital, Valora Investimentos, Navi, Trinus, Pátria, RBR Asset Management, Vinci Partners, CVM, Riza, Azquest e Kijani, com painéis sobre FIIs de Crédito, FIIs de Tijolos e FIIs Infra e Fiagros, além do futuro dos Fundos Listados. 

Na programação, nomes como Bruno Magnariolli, da Mauá Capital, Alessandro Vedrossi, da Valora, Pedro Carraz, Rafael Hazarian, Gustavo Pires, Beatriz Aguiar, Raphaela Oliveira e Maíra Maldonado, da XP, João Nascimento, da CVM e Marcelo Souza, do Pátria.