Mercado

Expert XP: Casimiro diz que fórmula do sucesso é entender audiência

"O que eu faço hoje, eu nem imaginava que era possível", disse o influenciador

Um dos nomes mais bombados da internet brasileira também marcou presença no maior evento de investimentos do mundo. Casimiro Miguel, mais conhecido como Cazé e co-fundador da Cazé TV, falou sobre sua trajetória de sucesso no palco da Expert XP, nesta sexta-feira (1º).

O influenciador se mostrou surpreso com o alcance que conseguiu nas redes sociais. “Não sonhava com isso. O que eu faço hoje, eu nem imaginava que era possível. Fazer live, não existia isso. Eu tinha vontade de ser um jornalista tradicional, depois de viver um tempo no jornalismo, e aprendi muito”, comentou.

Cazé revelou um pouco do seu processo de criação. “Eu gostaria de dizer que tem uma super curadoria, mas na verdade é o que eu faço o que me dá na telha. No dia a dia, são 7 e 8 horas de trabalho. Na pandemia, fiquei um ano e sete meses fazendo live, de segunda a segunda. Os internautas também fazem as suas próprias curadorias. Temos liberdade na live de testar o que dá certo e o que dá errado”, avaliou.

Migração para os jogos

Durante o bate-bapo, Cazé falou sobre o desafio de transmitir jogos. Antes dedicado a transmissão de lives, a Cazé TV realizou transmissões de importantes competições como o Mundial de Clubes da Fifa, os jogos de Botafogo e Vasco pelo Campeonato Carioca e as partidas do Athletico Paranaense no Brasileirão. Recentemente, o canal do influencer no Youtube transmitiu todos os 64 jogos da Copa do Mundo Feminina na Austrália e Nova Zelândia.

“Nem imaginava que existia essa possibilidade. Começou com um convite para eu cobrir o jogo do Vasco, e eu fiquei muito animado. Fiz o jogo e o resultado para a live foi muito interessante. E foi evoluindo, comecei a fazer mais jogos. A partir desses eventos testes, firmei uma parceria com a Live Mod. Transmiti um campeonato ao mesmo tempo que a Globo, achava isso um máximo”, lembrou.

“Nós acreditamos que dá para fazer diferente, e dá para todo mundo fazer. Começamos a fazer live para muita gente, milhares de pessoas acompanhando os jogos no canal
E no ano passado, surgiu a possibilidade de cobrir a Copa do Mundo, que se tornou um sonho”.

Para Cazé, o sucesso do seu canal se dá porque ele entendeu a necessidade de sua audiência. “A forma de consumo mudou. Os jovens que nos assistem não fazem uma coisa de cada vez, fazem tudo ao mesmo tempo. Nós entendemos isso, e ter um ritmo mais acelerado, um pouco louco e diferente, chama a atenção dos jovens de hoje em dia”, comentou.

Por fim, o influencer indicou que mais novidades devem surgir. “Podemos construir muito mais, com toda a expertise que nós temos”.

Expert XP

A primeira edição da Expert XP aconteceu em 2011, especialmente para os assessores de investimentos da XP. Em 2017, o evento abriu as portas ao público geral, com o intuito de alcançar a vida dos brasileiros por meio da educação financeira. Em 2019, na última edição presencial, tornou-se o maior festival de investimentos do mundo, com mais de 30 mil pessoas presentes.