Mercado

Expert XP: executivos acreditam que real digital transformará mercado

“Vai transformar o mercado tradicional da forma como ele existe hoje”

As transformações que podem ser causadas no mercado financeiro brasileiro com a chegada do Drex – moeda digital brasileira desenvolvida pelo BC (Banco Central) – foi o tema debatido por executivos em um dos palcos da Expert XP, nesta sexta-feira (1ª).

O vice-presidente de produtos e inovação da Visa, Fernando Amaral, projeta que a evolução será bastante profunda. “Vai transformar o mercado tradicional da forma como ele existe hoje”, iniciou. Amaral pondera que a novidade precisa ser bem avaliada. “Temos que nos perguntar que tipo de novas oportunidades o Drex deve trazer para o mercado atual. Pode ter maneiras que não está contemplada hoje. Temos que nos questionar quais são as outras avenidas que se abrem, e o que ele traz de completariedade para o mercado atual”, acrescentou.

Por sua vez, o CEO da B3 Digitais, Jochen Miekele de Lima, alertou para os cuidados com a nova tecnologia. “Eu ainda enxergo riscos, não é uma tecnologia que está super aprovada e testada em um ponto de vista do valor que ela traz para o negócio. Mas com o tempo, vai tornar o processo mais barato e mais eficiente? Acredito que sim”, pontuou.

Os executivos estimam que ainda vai levar um certo tempo para que a população utilize de forma mais recorrente a nova moeda.

“No curtíssimo prazo não muda absolutamente nada. Andando uns anos para frente, o fato dessa infra-estrutura permear uma moeda e tockenizar uma série de ativos dentro de uma mesma tecnologia pode de fato mudar a nossa vida”, disse Amaral

Expert XP

A primeira edição da Expert XP aconteceu em 2011, especialmente para os assessores de investimentos da XP. Em 2017, o evento abriu as portas ao público geral, com o intuito de alcançar a vida dos brasileiros por meio da educação financeira. Em 2019, na última edição presencial, tornou-se o maior festival de investimentos do mundo, com mais de 30 mil pessoas presentes.