Open Finance: Brasil é regulador mais reconhecido do mundo

Especialistas do mercado debatem os principais aspecto do Open Finance

No Febraban Tech 2023, Helen Child CEO e fundadora da Open Banking Excellence (OBE) Cristina Pinna diretora de software do Bradesco, Isis Galote, gerente de estratégia do Itaú Unibanco, Matheus Rauber assessor sênior do Banco Central, durante o painel “Open finance e a evolução dos serviços agregados”, destacaram os principais pontos do serviço.

Inicialmente, Rauber ressaltou que, no seu ponto de vista, os principais objetivos do open finance são a médio e longo prazo. “Para chegar lá precisamos dar um passo de cada vez, o que estamos fazendo há três anos”, afirmou.

“Nesse processo, identificamos que precisamos trazer melhorias da iniciação simples, melhorias de conectividades, processo de jornada do cliente, novas funcionalidades, PIX automático recorrente”, disse o assessor sênior do BC. “Apesar da fase de dados estar mais estável, ainda é necessário melhorias”, completou.

Helen Child, por sua vez, destacou e parabenizou o Brasil por ser o regulador mais reconhecido do mundo. “Os estrangeiros ficam maravilhados com o que vocês estão fazendo, não só pela inovação, mas pelo ritmo”, afirmou Child.

“Vejo uma imensa oportunidade para o Brasil continuar com essa mudança de mercado e seguir trabalhando em paralelo ao seu regulador”, acrescentou.

Nesse sentido, Cristina Pinna comentou que a tecnologia foi essencial para a integração das plataformas e compartilhamento de dados. Por outro lado, afirmou que a “grande beleza” do sistema é a padronização. “Ponto mais importante é que temos construído um ecossistema para agregar valor aos nossos clientes através da inovação da tecnologia”, afirmou.

Por outro lado, a gerente de estratégia do Itaú Unibanco afirmou que através do Open Finance permite transformar a oferta mais adequada para o perfil de cada cliente. “As duas avenidas de experiência e a jornada do cliente são essenciais para a operação e andam em paralelo”, completou. Sendo assim, Isis destacou que a experiência deve ser segura, simples e fluida e o cliente deve estar no centro, trazendo facilidade e personalização.

Febraban Tech 

O Febraban Tech 2023 se iniciou na manhã desta terça-feira (27), em São Paulo. O BP Money está cobrindo a 33ª edição do evento, que tem como tema central “A bioeconomia e as oportunidades em uma sociedade digital”. 

O evento reúne lideranças dos setores financeiro, tecnológico, sustentável e de áreas interessadas em inovação, para debater temas atuais da economia digital. 

São mais de 100 painéis de conteúdo em nove auditórios/palcos divididos entre os dias 27 e 29 de junho.