O sócio da Vinci, José Guilherme Souza, inicia o painel do FI Infra, destacando a amplitude do tema. No entanto, a carência de infraestrutura no Brasil e na América Latina como um todo, dificulta o processo, que engloba temas como transporte, mobilidade e saneamento, afirmou.
“O Brasil investe, atualmente, menos do que a depreciação anual da sua infraestrutura”, ressaltou, durante o BP Talks, evento promovido pela XP Investimentos nesta quarta-feira (31).
Marcelo Souza, Infrastructure Partner da Pátria, por sua vez, comentou sobre os investimentos e preferências no segmento, citando que tipo de risco estamos preparados para correr e que tipo de produto o investidor deseja colocar no capital, afirmou.
“Precisamos ficar atentos a todas essas variáveis para seguir realizando bons negócios no segmento”, afirmou Souza.
Em relação às classes de fundos de Infra, em termos de desenvolvimento, Souza destacou, voltando à pauta da carência do setor, que todos os fundos do segmento detém muito menos do que 10 mil cotistas, e boa parte deles, em razão de dois fatores: a dificuldade da liquidez e a precificação correta.
“Os fundos imobiliários, por sua vez, fazem sucesso há anos, justamente devido esses dois fatores”, finalizou Souza.
XP Talks
O CEO do Banco XP, João Berenguer, abriu o evento destacando que como a carteira de ativos não está crescendo em um ritmo esperado, é bem razoável esperar menos competição da classe de fundos listados. Berenguer ainda comentou sobre a previsão da taxa de juros.
“A taxa de juros vai cair, como e quando, nós não sabemos, eu particularmente acho que cai mais que o mercado vem antecipando”, destacou.
Além de Berenger, a abertura do evento contou com a participação de Maria Fernanda Violatti, analista de Fundos Imobiliários e Listados da XP e Bruno Gargiolli, diretor do Investment Banking da XP.
O foco do debate é apontar caminhos para que o investidor entenda o atual cenário dos Fundos Listados e tome sempre a melhores decisões.
O evento conta com às presenças de especialistas da XP, Mauá Capital, Valora Investimentos, Navi, Trinus, Pátria, RBR Asset Management, Vinci Partners, CVM, Riza, Azquest e Kijani, com painéis sobre FIIs de Crédito, FIIs de Tijolos e FIIs Infra e Fiagros, além do futuro dos Fundos Listados.
Na programação, nomes como Bruno Magnariolli, da Mauá Capital, Alessandro Vedrossi, da Valora, Pedro Carraz, Rafael Hazarian, Gustavo Pires, Beatriz Aguiar, Raphaela Oliveira e Maíra Maldonado, da XP, João Nascimento, da CVM e Marcelo Souza, do Pátria.