O Fiat Strada foi, pelo quarto ano consecutivo, o carro mais vendido do Brasil em 2024. O levantamento realizado pela Car Industry Analysis e publicado recentemente pela Exame mostra que a força das montadoras tradicionais, mas também que as marcas emergentes também estão avançando rapidamente, disse o Economic News Brasil.
Produzida em Betim (MG), a picape Fiat Strada teve 144.684 unidades vendidas no ano passado. O automóvel também liderou o ranking da Fenabrave enquanto o carro mais vendido no primeiro semestre de 2025 com 62.697 unidades emplacadas.
Mantido o ritmo médio, a projeção indica cerca de 125,4 mil unidades até o fim do ano, o que representaria 19.290 unidades a menos que as 144.684 vendidas em 2024 — uma queda aproximada de 13,3% no volume anual.
Mais vendidos do mundo
As lideranças em grandes mercados do mundo seguem padrões locais: na China, o híbrido BYD Qin reflete a transição para mobilidade elétrica; nos Estados Unidos e Canadá, a Ford F-150 mantém supremacia; e no Japão, o minicarro Honda N-Box continua imbatível, explicou o Economic News Brasil.
Confira a lista de modelos mais vendidos citados no levantamento:
- Alemanha: Volkswagen T-Roc
- Argentina: Peugeot 208
- Áustria: Škoda Octavia
- Bélgica: Tesla Model Y
- Brasil: Fiat Strada
- Canadá: Ford F-150
- China: BYD Qin
- Croácia: Škoda Octavia
- França: Dacia Sandero
- Índia: Tata Punch
- Irã: Saipa Quik
- Japão: Honda N-Box
- México: Nissan Versa
- Noruega: Tesla Model Y
- Países Baixos: Tesla Model 3
- Portugal: Dacia Sandero
- Uruguai: Fiat Strada
- Estados Unidos: Ford F-150
Venda de veículos 1.0 cresceu 11,35% em julho, diz Fenabrave
As vendas de veículos 1.0 aumentaram 11,35% no mês de julho em comparação com o mesmo mês do ano passado; em comparação com junho, o avanço chegou a 13%, disse a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Os veículos de modelo 1.0 fazem parte do Programa Carro Sustentável. Os dados foram apresentados a Alckmin pela Fenabrave, neste sábado (2), durante visita a concessionárias, em Brasília. Informações via Agência Brasil.
O programa, lançado há menos de um mês pelo governo federal, visa a descarbonização da frota automotiva do país, por meio de incentivos fiscais, especialmente em relação às alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).