
A Fitch Ratings elevou a perspectiva do UBS Group AG, UBS AG e UBS Switzerland AG de estável para positiva. Como anunciado recentemente, os IDRs (Ratings de Inadimplência do Emissor) de longo prazo das três entidades foram reafirmados.
A Fitch manteve o rating em ‘A’ para o UBS Group, enquanto o UBS AG e o UBS Switzerland AG permanecem com nota ‘A+’. Os VRs (Ratings de Viabilidade) também foram confirmados em ‘a’, assim como os ratings das demais subsidiárias do UBS AG e todos os ratings de dívida.
Perspectivas e Integração do Credit Suisse
A decisão da agência se baseia na expectativa de que a integração contínua do Credit Suisse pelo UBS reduza significativamente os riscos de execução e melhore a rentabilidade do grupo. A integração deve ser concluída até o fim de 2026, embora algum risco residual ainda seja esperado até lá.
Segundo os analistas da Fitch, o UBS tem um histórico sólido de gestão de riscos em processos de integração, o que tem permitido avanços rápidos na incorporação do Credit Suisse, adquirido há dois anos. A perspectiva positiva também reflete a direção estratégica do grupo, seu modelo de negócios estável, a gestão eficaz de riscos e a expectativa de uma melhora significativa e duradoura na rentabilidade a partir de 2026.
Impacto no Modelo de Negócios do UBS
Os ratings e a perspectiva positiva também são influenciados pela expectativa de que a integração avançada do Credit Suisse fortaleça o modelo de negócios do UBS, por meio de maior escala e diversificação de receitas. De acordo com o Investing, a estratégia do banco e sua posição de liderança na gestão global de patrimônio devem ser apoiadas por um banco de varejo e corporativo forte na Suíça, além de um banco de investimentos com escala e apetite de risco moderados.