Mercado

Fórum Incorpora: taxa de juros é o maior desafio para setor de habitação

Governantes e empresários debateram políticas públicas para o setor

Os governadores do País se reuniram na 6ª edição do Incorpora, Fórum da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), para comentar a importância do investimento no setor de construção civil e habitação

Em vídeo enviado ao evento, o vice-presidente Geraldo Alckmin destacou que o setor de habitação vive um momento muito promissor do Brasil, após o governo federal retomar o compromisso de redução do déficit habitacional. “Com o ‘Minha Casa, Minha Vida’ vamos reduzir o déficit habitacional gerando empregos e renda”.

Além de Alckmin, nomes como Rubens Menin, presidente do Conselho da MRV (MRVE3), Maria Rita Serrano, presidente da CAIXA, e Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo.

No vídeo, o vice-presidente ainda destacou os movimentos de corte da Taxa Selic, e o compromisso da presidência em garantir os recursos por meio da habitação. “Concluir as obras paradas e lançar novos empreendimentos por todo o país”.

Para Rubens Menin, o maior desafio hoje é a taxa de juros, que apesar das reduções, segue alta. “No entanto, voltando para os anos 1970, as dificuldades eram muito maiores. Esse setor é muito forte e fundamental para o desenvolvimento do país”, frisou.

O empresário ainda ressaltou a parceria da MRV com a Caixa Econômica Federal, maior banco imobiliário do mundo, e comentou sobre como Ricardo Nunes estaria “demonstrado a importância da habitação popular” em São Paulo.

“Estamos confiantes que 2024 será ainda melhor que este ano. Se aumentarmos 50% do que fazemos, isso significa mais de 1 milhão de empregos criados”, concluiu.

Caixa: maior operador do mercado imobiliário do País

A CAIXA, que representa 67% do mercado imobiliário do Brasil, “anseia garantir moradia digna para a população” e gerar empregos através do setor. É o que conta a presidente do banco, Maria Rita Serrano.

“A habitação é uma das questões principais para o desenvolvimento do País. Quando pensamos na CAIXA, ela tem como uma das vocações principais, o setor da habitação”, disse.

A CAIXA atingiu, na última sexta-feira (22), a marca de R$ 700 bi de carteira de crédito imobiliário e R$ 50 bi em crédito habitacional. Os resultados foram impulsionado pelas novidades do FGTS.

“Em nove meses de governo Lula, a Caixa volta a ser a protagonista do desenvolvimento do País”, enfatiza Serrano. No entanto, ela ainda nomeia alguns desafios pendentes, como a desburocratização dos processos, para garantir redução de custos, até para o consumidor final, e a questão do funding (Financiamento): “de fato o mercado vem perdendo muitos recursos em poupança”.

Fórum da ABRAINC

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) realiza nesta terça  (26) a 6ª edição Incorpora – Fórum Brasileiro das Incorporadoras Imobiliárias, em São Paulo, a partir das 8h.

Além da presença de autoridades e dos principais players do segmento, o Incorpora também contará com uma pesquisa exclusiva focada na habitação de interesse social. Através desse levantamento, a ABRAINC trará dados e análises que contribuam para a formulação de políticas públicas mais eficazes para a tomada de decisões por parte dos empresários do setor e governos. Nele ainda devem ser apresentados os números do indicador ABRAINC-FIPE correspondentes ao primeiro semestre do ano.

Entre os principais painéis do evento, ganham destaque os debates sobre Funding e o atual momento do mercado imobiliário; Novas modalidades de crédito; Inovação na incorporação imobiliária; e, haverá, ainda, um momento solene em comemoração aos 10 anos da ABRAINC completados em 2023.

 O evento contará com a presença das seguintes autoridades e players do setor em seus painéis: Jarder Barbalho Filho, Ministro das Cidades; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (de forma virtual); Maria Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal; Rubens Menin, presidente do Conselho da MRV; o jornalista Wiliam Waack; Ubirajara Freitas, CEO da Tegra Incorporadora; Rodrigo Osmo, presidente da Construtora Tenda; Gilson Finkelsztain, CEO da B3; Ricardo Ribeiro Valadares Gontijo, CEO da Direcional Engenharia; Fábio Araújo, CEO da Brain Inteligência Estratégica; entre outros convidados.