ETF Week 2025

Bradesco anuncia ETF smart que pode mudar de perfil conforme o cenário

Projeto é em parceria com a Morningstar, empresa de análise financeira que fornece dados e classificações sobre diversos fundos de investimento.

Ricardo Eleutério, diretor do Bradesco Asset Management (Foto: Reprodução/ B3 Bora Investir)
Ricardo Eleutério, diretor do Bradesco Asset Management (Foto: Reprodução/ B3 Bora Investir)

O Bradesco anunciou nesta segunda-feira (15) o primeiro ETF smart com possibilidade de alteração de perfil conforme o cenário do mercado. Projeto é em parceria com a Morningstar, empresa de análise financeira que fornece dados e classificações sobre diversos fundos de investimento.

Essa e outras informações foram dadas por Ricardo Eleutério, Diretor na Bradesco Asset Management, durante o ETF Week 2025, na conferência “ETFs em Alta: Tendências Globais e Oportunidades para os Investidores”.

Disponíveis na B3 desde maio deste ano, os ETFs (fundos de índices, na sigla em inglês) permitem que os investidores brasileiros tenham acesso ao tenham acesso ao mercado acionário chinês de maneira mais simples.

Eleutério também falou que, focados na internacionalização, o Bradesco Asset e B3, em parceria com o mercado chinês, lançaram o primeiro ETF ligado ao país asiático. O destaque vai para os produtos TECX11 e CSI300.

O acordo funciona como via de mão dupla: os ativos chineses passam a ser vendidos no Brasil e os investidores brasileiros têm acesso facilitado a ETFs chineses

O executivo defendeu que a expansão, movimentação e diversidade do mercado de ETFs, faz com que esse tipo de ativo que cresça como alternativa relevante para os investidores.

Bradesco (BBDC4) registra alta de 29% no lucro recorrente

Os ETFs (Exchange Traded Funds) ainda têm muito espaço para crescer no Brasil. Atualmente, eles respondem por menos de 1% do capital alocado em fundos no país. Para se ter uma ideia, nos EUA essa proporção ultrapassa os 50%.

Os ETFs oferecem uma série de vantagens. Eles desfrutam de benefícios fiscais, têm liquidez imediata e asseguram aos investidores a possibilidade de diversificar a carteira, entre outros atrativos.

No momento, uma inovação trazida pela gestora Bradesco Asset promete tornar os ETFs ainda mais atrativos. A casa se prepara para lançar seus primeiros ETFs internacionais, diretamente conectados ao pujante mercado chinês.