TioFIIs

FIIs: cenário deve ser ‘mais calmo’ no 2S24, afirma Mateus Lima

Lima apontou que o mercado de FIIs está passando por um processo de recuperação. Em 2023, o segmento enfrentou algumas dificuldades

Foto: Gabriel Rios/ BP Money
Foto: Gabriel Rios/ BP Money

Mateus Lima, um dos criadores do canal do YouTube TioFIIs, que ensina como investir em FIIs (Fundos de Investimentos Imobiliários), declarou nesta sexta-feira (30) que acredita que o segundo semestre de 2024 será um período mais calmo e otimista para os FIIs.

A afirmação de Lima foi feita em entrevista ao BP Money durante o Expert XP 2024. “A nossa expectativa para esse segundo semestre é de uma maior calmaria. Apesar de ser um pouco mais desafiador para os fundos de tijolo, os fundos de papel vão se beneficiar, pagando mais renda passiva”, disse ele.

“Nesse momento, estamos vendo um cenário de curto prazo um pouco mais desafiador, mas acredito que, com esse novo aumento da Selic [taxa básica de juros], haverá uma certa estabilização dos juros futuros que ‘precificam o Brasil’ e, com isso, teremos um período mais tranquilo no mercado de fundos imobiliários”, acrescentou.

Lima apontou que o mercado de FIIs está passando por um processo de recuperação. Em 2023, o segmento enfrentou algumas dificuldades, mas foi resiliente e conseguiu alcançar certa valorização.

Já neste ano, ele declarou que “a expectativa no início de 2024 era de que a Selic chegasse a 9%, mas essa projeção foi mudando ao longo do tempo e, no meio do ano, a expectativa passou a ser de manutenção da Selic em 10,5%”.

FIIs: impacto da pandemia forçou o amadurecimento do mercado

Rodrigo Abbud, sócio do Patria, afirmou que a aceleração do e-commerce durante a pandemia de Covid-19, levou o mercado logístico de FIIs (Fundos de Investimento Imobiliários) à necessidade de se preparar para as altas demandas, o que ajudou a amadurecer o setor. 

Anteriormente não havia investimento na propriedade e na tecnologia dos galpões logísticos dos FIIS, e a aceleração causada na pandemia forçou as varejista na preparação dos galpões de logística para acelerar as entregas, o que aumentou a demanda por galpões pelo Brasil inteiro, explicou Abbud.

“A pandemia trouxe uma questão de como ficaria o comércio com a aceleração do online. A expectativa era que o online acelerasse a demanda, vejo com bons olhos o impacto da demanda e da digitalização”, disse Abbud, durante a Expert XP, nesta sexta-feira (30).

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile