Fundos

XP: FI-Infra se destaca no Brasil; veja vantagens do ativo 

“A grande vantagem desses fundos é proporcionar um retorno isento de impostos com diversificação em variados setores", disse analista

Foto: tadamichi/iStock
Foto: tadamichi/iStock

Os FI-Infra (Fundos Incentivados de Investimento em Infraestrutura) estão começando a se destacar no Brasil. Segundo a XP, o ativo está sendo impulsionado pelos investimentos do setor privado. 

Além da XP, a ABDIB (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base) também viu potencial nos ativos. A entidade declarou que os investimentos privados em infraestrutura cresceram 7,9 p.p (pontos percentuais) entre 2019 e 2023. Com isso, os fundos que investem em debêntures incentivadas ganharam força. 

“A grande vantagem desses fundos é proporcionar um retorno isento de impostos com diversificação em variados setores e empresas, normalmente disponíveis somente para os grandes investidores”, declarou, de acordo com o “Suno”, Alexandre Pimentel, head da área de crédito, renda fixa e multimercado da Fator.

“Vale ressaltar também o rendimento superior em relação aos títulos públicos (que não são isentos) e a contribuição para o desenvolvimento da infraestrutura nacional, que tem demanda inesgotável”, completou o gestor da RB Capital, Rafael Ohmachi.

Os gestores de FI-Infra estão otimistas e sempre destacam a maior previsibilidade de receita e o caráter defensivo da classe de ativos, chamando atenção de novos investidores. 

XP anuncia ex-Santander como nova líder na Bahia

A XP anunciou a contratação de Andrea Fedulo, ex-Santander, para liderar o processo de expansão da rede de assessores na Bahia. O movimento, segundo a companhias, faz parte do plano estratégico da empresa de expandir a presença na região, com o objetivo de aumentar em 150% o número de assessores até o final de 2025.

A executiva também estará à frente das operações da XP em Sergipe, Alagoas e pela cidade de Petrolina, em Pernambuco.

“A Bahia tem o maior PIB do Nordeste, é uma região estratégica para a XP. Estamos fazendo investimentos e contratando profissionais relevantes e experientes vindos do mercado. A nossa expectativa é aumentar a proximidade com os clientes locais, consolidando a relação de confiança da marca com a praça”, comentou Claudia Deberaldine, Sócia e Executiva Regional da XP. 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile