Gauss Capital lança fundo eleitoral com ex-CEO do Instituto Ideia

De acordo com a Gauss Capital, o fundo começará a operar já no primeiro semestre

A gestora Gauss Capital, com cerca de R$ 1,8 bilhão de ativos sob gestão, anunciou a chegada de Maurício Moura, ex-CEO do Instituto Ideia, ao seu time. Ele será responsável pelo acompanhamento de eleições ao redor do mundo e pelas pautas que guiarão o Zaftra, novo fundo multimercado que será lançado em 2023. 

De acordo com a gestora, a previsão é operar já no primeiro semestre, a partir das análises das eleições nacionais na Espanha e na Turquia, em maio.

O produto será um fundo multimercado “Event Driven”, com posições tomadas para eventos político-eleitorais específicos, cujo nível de assimetria apresentada pelo mercado poderá ser captado para ganhos do fundo, alinhado à visão de resultados eleitorais analisados por Moura e sua equipe.

“Por meio de sua visão, análises e calls, Maurício Moura terá papel fundamental para a Gauss se posicionar adequadamente para estes eventos antes, durante e depois que acontecerem. Sua visão será subsídio essencial para o posicionamento tanto do novo fundo como de outros geridos pela casa”, afirmou Fábio Okumura, fundador e CIO da Gauss Capital.

Além de ex-CEO do Instituto Ideia, Moura é formado em economia pela FEA USP, especializado em psicologia política pela Universidade de Stanford, mestre em ciências sociais pela Universidade de Chicago e mestre em política pela Universidade George Washington.

“A conexão entre política e mercado de capitais se intensificou nos últimos anos a nível global. As incertezas oriundas de eventos políticos têm sido cada vez mais foco dos gestores e investidores. Dentro do contexto político, eleições são eventos com data marcada e que realinham expectativas antes, durante e depois do dia da votação. Ter um fundo que estuda, se aprofunda e investe baseado em cenários de eleições globais, e relevantes para os mercados, coloca nossos clientes na fronteira mais moderna de conhecimento e oportunidade”, escreveu Maurício Moura em comunicado da Gauss Capital.