A Fitch Ratings manteve a nota de crédito em moeda estrangeira e local da Gerdau (GGBR3;GGBR4) em ‘BBB’ e a classificação nacional em ‘AAA(bra)’, todas com perspectiva estável.
Em relatório, os analistas Hector Collantes, Debora Jalles e Martha Rocha explicaram que as notas da siderúrgica são frutos da robustez da companhia em termos de posicionamento de mercado, estrutura de capital e cronograma de dívidas.
“A diversificação geográfica das operações da Gerdau e sua flexível estrutura operacional de produção de aço em fornos elétricos a arco permitem que a empresa responda rapidamente às mudanças nas condições do mercado”, escreveram.
Além disso, a Fitch afirmou que a nota da Gerdau supera a do Brasil, em “BB+”, pela capacidade da empresa em cumprir a dívida pelo fluxo de caixa gerado nas operações e outras aplicações financeiras.
Unigel: Fitch rebaixa rating de ‘CCC’ para ‘C’
Na semana passada, a Unigel teve sua classificação de risco rebaixada pela Fitch Ratings. Em relatório, a agência de rating explicou que reagiu à uma falha no pagamento de um cupom sobre notas com vencimento em 2026. A remuneração deveria ter sido feita em 2 de outubro.
Com isso, a nota de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local caiu para ‘C’, de ‘CCC’, e o Rating Nacional de Longo Prazo da companhia para ‘C(bra)’, de ‘CCC'(bra)’.
“O rating ‘C’ está em linha com a definição de rating da Fitch para um emissor que entrou em período de carência após o não pagamento de uma obrigação financeira material. A agência acredita que é altamente improvável que a Unigel receba suporte de seus acionistas ou venda seus ativos em um prazo que sustente a sua liquidez”, disse a Fitch.
Nos últimos meses, a Unigel tem enfrentado problemas de liquidez diante de sua alavancagem e desvalorização dos preços das matérias primas que produz no mercado internacional.
Por conta disso, para lidar com um processo de reestruturação da dívida em meio a um contexto de mercado desafiador, a Unigel precisa ter acesso a financiamento ou, na ausência desse instrumento, vender ativos, segundo a Fitch.
“A Fitch acredita que a contratação da Moelis & Company (Moelis), que tem assessorado diversas empresas na reestruturação de dívidas no Brasil, reduz significativamente a propensão dos credores de conceder novos financiamentos ao grupo para cobrir suas necessidades de liquidez em 2023 e 2024”, acrescentou a agência sobre a Unigel.