Metalúrgica Gerdau (GOAU4): BlackRock compra ações

A BlackRock passou a deter 5% do capital total da Metalúrgica Gerdau

A BlackRock informou na última quinta-feira (13) que passou a deter 5% do capital total da Metalúrgica Gerdau (GOAU3;GOAU4).

Entre os ativos, a BlackRock possui 33.524.750 (5,013%) ações preferenciais e 164.427 instrumentos financeiros derivativos referenciados em ações preferenciais com liquidação financeira, representando aproximadamente 0,024% do total de ações preferenciais emitidas pela Metalúrgica Gerdau.

Apesar da posição relevante, a companhia reiterou que sua participação na Metalúrgica Gerdau visa somente o investimento, sem qualquer objetivo de alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa da estatal.

“Não foram celebrados, pela BlackRock, quaisquer contratos ou acordos que regulem o exercício de direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários emitidos pela Companhia”, escreveu a gestora.

Nesta sexta-feira (14), as ações da Metalúrgica Gerdau avançaram 0,50%, cotadas a R$ 12,17.

Cemig (CMIG4): BlackRock aumenta participação

A BlackRock informou na última segunda-feira (10) que passou a deter 10% do capital total da Cemig (CMIG4). A porcentagem representa um pequeno aumento em relação a setembro de 2022, quando a gestora norte-americana revelou possuir 9,9% do capital total da estatal mineira.

Entre os ativos, a BlackRock possui 220,4 mil (15,043%) ações preferenciais e 16.836.657 instrumentos financeiros derivativos referenciados em ações preferenciais com liquidação financeira, representando aproximadamente 1,148% do total de ações preferenciais emitidas pela Cemig.

Apesar do aumento de capital, a companhia reitera que sua participação na Cemig visa somente o investimento, sem qualquer objetivo de alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa da estatal.

“Não foram celebrados, pela BlackRock, quaisquer contratos ou acordos que regulem o exercício de direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários emitidos pela Companhia”, escreveu a gestora.

BRF (BRFS3): BlackRock diminui participação

No final de março, a BlackRock diminuiu sua participação no capital da BRF (BRFS3). De acordo com um comunicado, a gestora norte-americana informou ter alienado posições no frigorífico, passando a deter aproximadamente 39,1 milhões de ações ordinárias, representando 3,6% do capital da empresa.

Do total, a BlackRock diz possuir 35,5 milhões de ações ordinárias e 3,6 milhões de ADRs (American Depositary Recepits) da BRF.

Segundo a gestora norte-americana, a venda de ações da BRF é estritamente estratégia de investimento da casa, sem buscar alterar o controle acionário ou estrutura administrativa da empresa frigorífica.