Mercado

Globo aumenta participação na Eletromídia (ELMD3) para 27%

A empresa de comunicação detém 37,8 milhões de ações da empresa, que atua no ramo de mídia publicitária

A Eletromidia (ELMD3) anunciou ao mercado na noite desta terça-feira (29), que o Grupo Globo aumentou sua participação na companhia, através da subsidiária Globo Comunicação e Participações. 

Sendo assim, agora, a Globo detém 27,0068% do capital social da companhia, após a aquisição de cerca de 10,8 milhões de ações ordinárias. Desse modo, a empresa de comunicação detém  37,8 milhões de ações da empresa, que atua no ramo de mídia publicitária dentro do formato OOF (“Out of Home”, ou “fora de casa”), com mais de 60 mil faces digitais e estáticas nas maiores cidades do país.

Em resumo, a atuação da empresa integra a área de mídia em transportes e aeroportos, mídia em edifícios residenciais e comerciais, além de shoppings e mobiliário urbano. De acordo com a Eletromidia, suas plataformas são vistas por 22 milhões de pessoas por dia.

Aquisição de parte da Eletromidia

No entanto, a empresa esclareceu que a aquisição não provoca alterações na composição do controle ou na estrutura administrativa. Além disso, a Globo não possui quaisquer outros tipos de títulos mobiliários ou instrumentos financeiros derivativos vinculados às ações adquiridas, seja em termos de liquidação física ou financeira.

A Globo faz parte de um acordo de acionistas da Eletromidia, datado de 3 de agosto de 2023, em conjunto com o Vesuvius LBO – Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia Investimento no Exterior (Vesuvius FIP). Esse acordo estabelece orientações para o exercício do direito de voto e para transações envolvendo valores mobiliários emitidos pela Eletromídia.

Nesse sentido, a companhia foi questionada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) devido uma flutuação anormal na cotação de suas ações nos últimos dias, e respondeu que só recebeu nesta terça-feira (29), após o fechamento do mercado, a informação da Globo Comunicação e Participações sobre a aquisição, e que não tinha conhecimento anterior de motivo para as oscilações. 

Vale destacar que, a Globo aumentou sua participação na Eletromidia, contudo, informou ao mercado, que se compromete a não exercer os direitos políticos relativos às ações objeto da aquisição. O grupo controlador possui 65,9 milhões de ações, ou 47,1% do capital social da empresa.