A Gol (GOLL4), que entrou com pedido de recuperação judicial nos EUA, divulgou novos dados do processo na sexta-feira (26). No documento divulgado, a Gol (GOLL4) informou um valor de dívidas avaliadas em US$ 8,3 bilhões, o equivalente a mais de R$ 40 bilhões, no câmbio atual.
Entre outros detalhes do documento, a Gol (GOLL4) solicitou que dos US$ 950 milhões em DIP garantidos pelos debenturistas da holding Abra, o valor de US$ 350 milhões seja liberado ainda no início do processo.
DIP é uma modalidade de empréstimo dentro do chapter 11. Ele concede preferência no recebimento aos fornecedores de recursos. A linha aérea indicou à justiça de Nova York que US$ 150 milhões do DIP serão utilizados para o final do processo e o valor de US$ 450 milhões será desembolsado frente a algumas condições.
“O saque provisório de US$ 350 milhões é dimensionado para atender às necessidades de liquidez previstas pelos devedores para o período intermediário, e o acesso a essa liquidez permitirá que os devedores continuam as operações durante esse período”, disse a equipe da aérea no documento à corte de NY.
Valores pendentes e dificuldades da Gol (GOLL4)
Segundo o Valor Econômico, todos os valores pendentes sob o mecanismo DIP incidirão juros à taxa igual ao Secured Overnight Financing Rate (SOFR) – taxa de financiamento usada por instituições – de 30 dias (sujeito a um piso SOFR de 3,50% ao ano), mais 10,50% ao ano.
Outro ponto levantado no documento da Gol (GOLL4) se refere às dificuldades para conversar com arrendadores e a queda rápida da liquidez da empresa. De acordo com o Valor, em janeiro a necessidade de um processo de chapter 11 para reorganização, ficou clara. Bem como a disponibilidade de um financiamento DIP para aumentar a liquidez da companhia.
Contudo, para Gol (GOLL4), levantar o DIP foi complicado. Segundo a empresa, eles receberam diversas propostas de interessados, porém não estavam dispostos a compor o DIP sem garantia. Por isso, para se esquivar, a companhia teve que dispor da propriedade intelectual da Gol Linhas Aéreas e do programa de fidelidade Smiles, por exemplo.
Segundo o grupo, eles tentaram diversas reorganizações que trouxeram alívio temporário depois da pandemia. Porém fatores como elevação do preço do combustível, baixa do real e atrasos nas entregas de aeronaves, foram prejudiciais aos esforços de evitar uma recuperação judicial.
“Os atrasos nas entregas de novas aeronaves, em particular, causaram um aumento significativo nos custos operacionais e nas despesas de manutenção da Gol, que, por sua vez, reduziram a capacidade operacional”, disse a Gol (GOLL4).
No documento a empresa aponta que até 31 de dezembro seu total de ativos somavam US$ 3,5 bilhões e os passivos estavam em US$ 8,3 bilhões. Segundo explicação dos advogados, dentre os passivos da Gol (GOLL4) US$ 4,2 bilhões eram de dívida financiada pendente, dos quais US$ 2,1 bilhões foram garantidos por determinados ativos de devedores.