Recuperação de margens

Gol (GOLL4): lança plano com previsão de aumento de capital de US$ 1,5 bi 

A companhia aérea estimou que a margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) deve cair para cerca de 23% este ano

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Gol / Foto: Divulgação

A Gol (GOLL4) anunciou o lançamento de um plano financeiro de cinco anos com o objetivo de sair da recuperação judicial nos EUA e melhorar seus resultados. Esse processo pode resultar em uma queda na margem em 2024 e na redução do valor das ações da empresa.

A companhia aérea estimou que a margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) deve cair para cerca de 23% este ano. No entanto, com os esforços de “melhorias de resultados”, essa margem deve aumentar para cerca de 29% em 2025, 30% em 2026 e 34% até 2029. Em 2023, a margem recorrente foi de 32%.

“As margens Ebitda serão impulsionadas, em parte, pela implementação de um programa anual de melhoria de resultado de cerca de 1 bilhão de reais, que permitirá à Gol manter uma vantagem competitiva sobre seus pares no custo unitário”, afirmou a empresa sem dar detalhes.

Parte do plano inclui um aumento de capital de 1,5 bilhão de dólares e refinanciamentos de 2 bilhões de dólares em dívidas, com o objetivo de reduzir a alavancagem da empresa de aproximadamente 3,7 vezes no final de 2023 para 3,6 vezes em 2025, 2,9 vezes em 2026 e 1,7 vez em 2029.

A Gol afirmou ainda nesta segunda-feira que o plano prevê uma frota de 169 aeronaves até 2029, em comparação com as 141 aeronaves no final de 2023.

Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4): acordo é visto como potencial fusão

O acordo de cooperação comercial entre Azul (AZUL4) Gol (GOLL4), anunciado na quinta-feira (24), agitou o mercado, que interpretou a aproximação como um prelúdio de uma possível consolidação entre as companhias.

Na última sexta-feira (25), as ações da Gol subiram 11,9%, para R$ 1,41, e as da Azul saltaram 5,18%, para R$ 10,36 – a maior valorização do Ibovespa no dia.

A parceria conectará as malhas aéreas das duas companhia no País através do sistema de codeshare – compartilhamento de voos – e integrará os programas de fidelidade de ambas.

Ao adquirir os trechos incluídos no codeshare, os clientes terão a opção de escolher em qual programa acumularão os pontos aos quais têm direito. Com cerca de 1.500 decolagens diárias, a parceria entre Azul e Gol criará mais de 2.700 oportunidades de viagens com apenas uma conexão.

A parceria entre Azul e Gol despertou memórias no mercado sobre uma colaboração estabelecida entre Latam e Azul em 2020, a qual foi abruptamente encerrada cerca de um ano depois.

Isso ocorreu devido à tentativa de consolidação feita pela Azul em relação à Latam durante o período de chapter 11 (recuperação judicial nos EUA) da empresa chilena.

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