Goldman Sachs (GSGI34): BCE multa banco em 6,6 mi de euros

BCE multou Goldman Sachs por subnotifica risco associado a alguns créditos corporativos

O BCE (Banco Central Europeu) multou nesta segunda-feira (15) a unidade europeia do Goldman Sachs (GSGI34) em 6,63 milhões de euros por subnotificar o risco associado a alguns créditos corporativos, com a intenção de melhorar seu balanço patrimonial.

O BCE, principal supervisor bancário da zona do euro, disse que o Goldman Sachs Bank Europe classificou incorretamente algumas exposições corporativas por oito trimestres consecutivos de 2019 a 2021, atribuindo um risco menor do que o prescrito pelas regras. As informações são da Reuters.

O banco não respondeu imediatamente a um pedido de comentário e poderá contestar a decisão perante o Tribunal de Justiça da União Europeia. “Deficiências nos controles internos impediram o banco de detectar esse erro em tempo hábil”, disse o BCE.

“O banco relatou números calculados erroneamente, impedindo, portanto, que o BCE tivesse uma visão abrangente de seu perfil de risco”, acrescentou em comunicado.

Os chamados pesos de risco determinam quanto capital um banco precisa para cobrir o risco associado a um ativo.

Ao atribuir pesos de risco mais baixos a alguns ativos, o Goldman Sachs Bank Europe “relatou índices de capital mais altos do que deveria”, disse o BCE.

O BCE classificou a violação como “severa”, a terceira mais grave de um total de cinco.

Goldman Sachs está interessado na compra da Subway

No início de março, o Goldman Sachs demonstrou interesse na compra da rede norte-americana de sanduíches Subway, que foi colocada à venda por um preço estimado de US$ 10 bilhões. Além da instituição financeira norte-americana, Bain Capital, TPG e TDR Capital também estão entre os pretendentes. A informação é da “Sky News”.

Até o momento, Goldman Sachs e TPG não comentaram o assunto. Subway, Bain Capital e TDR também não se manifestaram.

Apesar da rede de alimentos ter anunciado em fevereiro que estava explorando uma possível venda de seus negócios, ela não indicou o momento ou deu garantia de que uma venda ocorrerá.

Atualmente, a Subway possui mais de 37 mil lojas em mais de 100 países.