A mais recente onda de demissões globais anunciada pelo Google (GOGL34) na semana passada atingiu a subsidiária brasileira nesta quarta-feira (17), resultando na demissão de funcionários locais da área de publicidade.
Os cortes e realocações de pessoas na divisão Google Ads têm alcance global e foram comunicados ontem por Philipp Schindler, vice-presidente sênior e diretor de negócios do Google, por meio de um e-mail enviado aos funcionários.
Google faz centenas de demissões em áreas de assistência digital
A Alphabet (GOOGL), empresa controladora do Google, divulgou a demissão de centenas de colaboradores que atuavam nas áreas de assistência digital, hardware e engenharia, como parte de uma iniciativa para conter despesas.
Os profissionais afetados incluem aqueles ligados à Google Assistant baseada em voz e à equipe de hardware de realidade aumentada. A operação central de engenharia também sofreu impacto pelos cortes, conforme comunicado da empresa. Essa medida ocorre em meio à pressão competitiva que o principal serviço de busca do Google enfrenta devido às ofertas concorrentes de inteligência artificial da Microsoft (MSFT) e da OpenAI, responsável pelo ChatGPT.
“Durante a segunda metade de 2023, várias de nossas equipes fizeram alterações para se tornarem mais eficientes e trabalharem melhor, alinhando seus recursos às suas maiores prioridades de produto”, disse um porta-voz do Google em comunicado.
Em teleconferências com investidores, os líderes do Google reafirmaram o compromisso de revisar suas operações para identificar oportunidades de redução de custos e realocação de recursos para investimentos em suas principais prioridades estratégicas.
“Algumas equipes continuam a fazer esses tipos de mudanças organizacionais, que incluem algumas eliminações de funções globalmente.”