O Google foi multado por um tribunal russo no valor exorbitante de 2 undecilhões de rublos, maior do que o PIB mundial estimado pelo FMI.
A agência de notícias estatal russa Tass relatou que as multas impostas à empresa Google, que detém a plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube, vêm aumentando devido à falta de pagamento.
Segundo o jornal russo RBK, 17 canais de televisão, incluindo a TV estatal, processaram o Google por suspender suas transmissões no YouTube.
O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, declarou na quinta-feira (31) que não sabia como pronunciar a enorme soma, mas que era simbólica. Ele acrescentou que o Google “não deve restringir as atividades” das emissoras russas.
BofA vê pontos positivos em ameaça de desmembramento do Google
Os analistas do Bank of America (BofA) se manifestaram sobre as medidas propostas pelo Departamento de Justiça (DOJ) dos EUA contra o suposto monopólio da Alphabet nos serviços de busca, apontando “alguns aspectos positivos a serem considerados” apesar da ameaça de um possível desmembramento da empresa.
O DOJ apresentou uma extensa lista de ações para mitigar o domínio do Google nas buscas, que inclui o fim de acordos exclusivos com parceiros como Apple e Samsung, a restrição no rastreamento de dados, o compartilhamento forçado de informações, e até mesmo a possibilidade de desinvestir ativos estratégicos, como o Chrome e o Android.
Em nota divulgada na quinta-feira (10), os analistas do BofA comentaram que essa abordagem agressiva já era esperada com base em relatórios anteriores, mas ressaltaram que essa é apenas a fase inicial de um processo judicial prolongado.