GPA (PCAR3) tem crescimento de 9,5% das vendas totais no 3T22

O GPA divulgou seu balanço do terceiro trimestre de 2022 nesta quinta-feira

O GPA (PCAR3) divulgou, nesta quinta-feira (20), seu balanço do terceiro trimestre de 2022. A empresa registrou um crescimento de 9,5% de vendas totais em operações continuadas entre julho e setembro, chegando a R$ 11,5 bilhões. As vendas no conceito mesmas lojas também subiram 13,3% no período.

A receita bruta de vendas no perímetro continuado excluindo postos somou R$ 4,3 bilhões no 3T22, alta de 14,2% no faturamento total em comparação com a mesma etapa de 2021. 

A venda do e-commerce do GPA foi de R$ 409 milhões no terceiro trimestre de 2022, crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.

A varejista finalizou as 23 conversões das lojas Extra hipermercado para 13 lojas no formato Pão de Açúcar, 8 para Mercado Extra e 2 para a bandeira Compre Bem nos últimos três meses. 

Além das conversões, o GPA inaugurou 6 novas lojas do formato Minuto e uma nova loja Pão de Açúcar, totalizando 33 novas lojas em 2022. 

Vendas do GPA disparam no exterior no 3T22

Na Argentina, as vendas do GPA dispararam 126,8%, para R$ 737 milhões. Na Colômbia e no Uruguai, por sua vez, os crescimentos foram de 14,8% e de 11,1%, para R$ 4,940 bilhões e R$ 1,252 bilhão, respectivamente.

“Crescimento das vendas acima da inflação na Argentina é reflexo do bom desempenho das galerias comerciais, aumento do tráfego em lojas e consolidação do negócio de real estate no país”, escreveu a companhia no documento publicado na noite desta quinta-feira.

Nesta quinta-feira, as ações do GPA subiram 0,54%, cotadas a R$ 20,46.

GPA anunciou spinoff do Exito

O GPA, Grupo Pão de Açúcar, anunciou, em setembro, a distribuição de 83% de suas ações do Almacenes Exito, uma rede de supermercados colombiana, a seus acionistas, em uma forma de evidenciar o valor de um ativo ao qual o mercado não atribui valor algum atualmente.

Dono de 96% do capital do Exito, o GPA afirmou que essa distribuição ocorrerá por meio de uma redução de capital e que pretende manter uma participação de apenas 13% na rede de supermercados colombiana, fatia que poderá ser vendida mais à frente. 

Assumindo um múltiplo de 6x EV/EBITDA – similar ao do próprio GPA, mas abaixo do Assaí, Carrefour Brasil e Grupo Mateus, o Exito valeria cerca de R$ 10 bilhões na Bolsa. No entanto, sua precificação é prejudicada porque a ação tem um free float de apenas 3,5% na Bolsa da Colômbia. 

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