Negócios e governança

GPA (PCAR3): Grupo Casino deixa controle da sociedade após follow-on

Segundo nota, dois membros do grupo francês serão mantidos pelo Casino no Conselho Administrativo do GPA.

Foto: Divulgação / GPA
Foto: Divulgação / GPA

O Grupo Casino – empresa francesa – anunciou que não controla mais a sociedade com o Grupo Pão de Açúcar – GPA (PCAR3), rede varejista brasileira. O comunicado oficial foi publicado nesta quinta-feira (14). 

O Casino afirmou que, depois do aumento de capital do Pão de Açúcar, no valor total de R$ 704 milhões, detém participação de 22,5% no patrimônio do GPA, sendo assim, deixou de estar no controle da sociedade, de acordo com o InfoMoney. 

Segundo a nota, dois membros do grupo francês serão mantidos no Conselho Administrativo do GPA. 

GPA (PCAR3) arrecada R$ 704 milhões em nova emissão de ações

O GPA (PCAR3) comunicou, nesta quinta-feira (14), a emissão pública (follow-on) de 220 milhões de ações, totalizando a arrecadação de R$ 704 milhões. 

O preço por papel ficou em R$ 3,20. Desta forma, o capital social do GPA (PCAR3) foi para R$ 2,51 bilhões, divididos em 409,1 milhões de ações. Os novos papéis passam a ser negociados na B3 (B3SA3) na sexta-feira (15).

A Genial Investimentos sinalizou, em relatório, que o preço praticado pela companhia equivale a um desconto de cerca de 4% em relação ao fechamento de quarta-feira (13), a R$ 3,33.

O controlador da empresa, Grupo Casino, detinha 40,9% das ações, com o movimento, segundo o “Valor Investe”, ele passou a ter 22,4% do capital.

Casino sofre prejuízo de 5,66 bi de euros em 2023

O grupo varejista francês Casino Guichard-Perrachon, que controla o Grupo Pão de Açúcar (GPA) no Brasil, apresentou o balanço ao mercado nesta quarta-feira (28, em que reportou um prejuízo líquido de 5,66 bilhões de euros em 2023, o resultado foi influenciado por vendas de ativos e uma reestruturação financeira.

O prejuízo reportado pela companhia é maior do que a perda de 316 milhões de euros registrada em 2022. O Casino, com uma rede que ultrapassa 11.500 lojas na França e na América Latina, está lidando com desafios financeiros devido ao seu alto endividamento e à perda de participação de mercado na França.