GPA (PCAR3): XP (XPBR31) mantém recomendação neutra

A XP também estipulou um preço-alvo de R$ 25 para os papéis do GPA

Os papéis do GPA (PCAR3) tiveram recomendação neutra mantida pela XP Investimentos (XPBR31). De acordo com a casa, o Grupo Pão de Açúcar, que divulgou seu balanço do terceiro trimestre na quinta-feira (20), apresentou números “em linha com as estimativas”. A instituição financeira também estipulou um preço-alvo de R$ 25 para os papéis da companhia.

Em relatório, os analistas da XP destacaram que, na prévia do Pão de Açúcar, as vendas mesmas lojas apresentaram uma aceleração na comparação trimestral, com alta de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

“As vendas totais consolidadas do novo GPA apresentaram crescimento de 9,5%, com o Novo GPA Brasil registrando uma aceleração vs. o segundo trimestre (2T) e crescendo 14% (ex-postos), enquanto o Grupo Éxito continua apresentando um desempenho consistente, com vendas totais crescendo 9% (ou +22% em câmbio constante)”, escreveram.

“No GPA Brasil, o SSS acelerou na comparação trimestral, com destaque para o Minuto Pão de Açúcar, que continua crescendo em duplo dígito, enquanto a empresa destacou alguns avanços em seus pilares estratégicos, como queda de 20% na ruptura de estoques, penetração de produtos frescos crescendo 1,7p.p. e melhor NPS devido ao aumento do número de self-checkouts”, completaram os analistas.

Por volta das 14:15 (de Brasília), as ações do GPA subiam 2,88%, cotadas a R$ 21,05.

GPA (PCAR3) tem crescimento de 9,5% das vendas totais no 3T22

O GPA (PCAR3) divulgou, na última quinta-feira (20), seu balanço do terceiro trimestre de 2022. A empresa registrou um crescimento de 9,5% de vendas totais em operações continuadas entre julho e setembro, chegando a R$ 11,5 bilhões. As vendas no conceito mesmas lojas também subiram 13,3% no período.

A receita bruta de vendas no perímetro continuado excluindo postos somou R$ 4,3 bilhões no 3T22, alta de 14,2% no faturamento total em comparação com a mesma etapa de 2021. 

A venda do e-commerce do GPA foi de R$ 409 milhões no terceiro trimestre de 2022, crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.

A varejista finalizou as 23 conversões das lojas Extra hipermercado para 13 lojas no formato Pão de Açúcar, 8 para Mercado Extra e 2 para a bandeira Compre Bem nos últimos três meses. 

Além das conversões, o GPA inaugurou 6 novas lojas do formato Minuto e uma nova loja Pão de Açúcar, totalizando 33 novas lojas em 2022.