Diante da instabilidade na economia, crise hídrica, pressões inflacionárias e alguns outros itens que no momento não favorecem o cenário nacional, os fundos agrícolas têm demonstrado uma performance vigorosa e sólida.
Silvio Castro, CIO da Grimper Capital, companhia que se posiciona como um multiestrategia Macro, entre as quais pode realizar alocação em commodities, analisa os horizontes de outubro.
Castro avalia que o setor de commodities sentiu levemente com as intervenções da China. Porém, a médio e longo prazo, o setor, que inclui metais, agricultura, energia, metais preciosos, se manteve robusto, impulsionado principalmente com a redução de gases de efeito-estufa.
O especialista destaca o mercado de créditos nos Estados Unidos, que apesar de registrar impacto com efeito da Evergrande, gigante imobiliária chinesa, ainda assim, com perspectivas promissoras e uma estimativa baixa para recessões em um cenário entre seis a doze meses.
Já a renda variável também permanece em um cenário promissor. Segundo o especialista, os indicadores apresentam uma rentabilidade em um cenário de médio prazo que vem apresentando um alto nível de avaliação confiante.
Desde fevereiro, início do Grimper Blanc, o fundo da Grimper Capital apresentou um aumento de 2,80% com o CDI registrando 2,22%, o que representa um acúmulo de 126% do indexador de renda fixa.
Enquanto a rentabilidade do fundo Long Bias também tem demonstrando performance promissora, com um salto de 3,84% no mesmo cenário de queda do Ibovespa 3,65%, destaca Silvio Castro.