Sede do Brasil

Heineken alterou fórmula em 2021 sem comunicar a consumidores

Na fórmula original, a cerveja é produzida em 28 dias, mas documentos apontam que vem sendo feita também em 21 e 23 dias, diz coluna

Heineken
Foto: Pixabay

A sede brasileira da Heineken alterou, há pelo menos três anos, a formula original da cerveja, sem comunicar aos consumidores, segundo a coluna de Guilherme Almado, da Metrópoles.

A fórmula original da Heineken, divulgada em toda a publicidade da cervejaria, determina que a bebida seja produzida em 28 dias. Documentos obtidos pelo jornalista, porém, apontam que, desde 2021, a cerveja vem sendo produzida também em 21 e 23 dias.

Procurada pela coluna, a empresa disse que a produção “sempre foi de no mínimo 21 dias”. A afirmação contrasta com os documentos dos testes feitos pela cervejaria, para avaliar o impacto que a redução teria no sabor final da cerveja.

Funcionários que trabalharam na Heineken afirmaram que a série de testes para a mudança da fórmula original da Heineken no Brasil começaram há pelo menos três anos, com o objetivo de suprir a demanda por cerveja no país.

Em seu site oficial, a Heineken afirma que a cerveja é produzida da mesma forma desde 1873, quando foi fabricada pela primeira vez.

Heineken: receita cresce 7,3% com Brasil como destaque

A Heineken anunciou um aumento de 7,3% em sua receita líquida, que somou 6,84 bilhões de euros no primeiro trimestre de 2024. Sem os efeitos cambiais, a alta foi de 9,4%.

Apesar de ter notado crescimento de volume e receita em todas as regiões de atuação, a empresa holandesa destacou a performance das Américas e Europa, sendo o Brasil um dos destaques, devido ao Carnaval e Páscoa.

No continente americano, as receitas tiveram crescimento orgânico de 6,5% e os volumes subiram 5%.

A cervejaria destaca que os volumes de cervejas subiram 4,7% em um ano. O mix de preços aumentou 6% no mesmo período, impulsionado pelos reajustes inflacionários do período.

As marcas premium da companhia viram uma expansão de 7,3% nos volumes, enquanto a marca Heineken teve crescimento de 12,9%, com destaque para o desempenho nas Américas e na Europa durante o primeiro trimestre.

De acordo com a Heineken, o ambiente operacional continua “incerto e desafiador”. A empresa pontuou ainda que um balanço positivo no início do ano não altera as suas metas de crescimento de um dígito em lucro operacional.