Palestra

Howard Marks: taxa de juros muito baixas não é “normal”

O megainvestidor comentou sobre o tema durante palestra promovida pela Avenue

Foto: BP Money
Foto: BP Money

Howard Marks, megainvestidor e fundador da AokTree Capital, relembrou, durante palestra promovida pela Avenue, os períodos em que o Fed Funds Rate esteve em média aos 0,5% ao ano e disse que o declínio constante não ser “normal”.

“Quando as pessoas vivem num ambiente durante muito tempo, tendem a pensar que isso é normal. E assim tivemos um período de 13 anos de taxas de juro extremamente baixas”, disse o megainvestidor

O Fed Funds Rate é a taxa de juros que os bancos dos EUA cobram uns dos outros por empréstimos no curto prazo.

“Tivemos um período de 40 anos em que as taxas foram ultra-baixas ou estiveram em declínio constante. As pessoas pensam que isso é normal, mas o que quero dizer é que não é”, explicou Howard Marks.

“O declínio das taxas baixas tem um certo impacto nos resultados do investimento, mas se o ambiente for diferente nos próximos anos, se as taxas não estiverem em declínio constante e não forem ultra-baixas, penso que o impacto nos resultados do investimento será diferente”, afirmou. 

Howard Marks: ter grandes retornos com menos risco é um grande feito

“Bons resultados com risco sob controle” foi como o megainvestidor classificou a atuação de sua gestora, AokTree Capital, para serem “pioneiros em muitas categorias de créditos”, vencendo a resistência do mercado.

Howard Marks participou de uma palestra promovida pela Avenue nesta quarta feira (24) e aproveitou a ocasião para destrinchar os passos que a Oak Tree vem seguindo para, segundo ele, se distinguir das demais empresas de investimentos alternativos.

“Tínhamos de convencer as pessoas que gostaríamos que investissem conosco de que estas atividades, aparentemente arriscadas, podiam ser realizadas com o risco sob controle. Foi esse o lema da Oak Tree: bons rendimentos com o risco sob controle. Asseguramos às pessoas que não correríamos todo o risco”, disse o megainvestidor.

“O nosso objetivo era obter um bom retorno, talvez o retorno total das nossas classes de ativos, mas não o risco total. E penso que a maioria das pessoas equipara a competência a rendimentos superiores. Penso que conseguir o mesmo retorno com menos risco é um grande feito”, afirmou Howard Marks.

O megainvestidor, considerado um “oráculo” pelo mercado de capitais, reiterou seu orgulho pelos índices de referência alcançados pela empresa.

“Tivemos retornos muito elevados, nos melhores casos na casa dos dois dígitos, mas, como digo, nunca negativos. Penso que é isto que distingue a Oak Tree. Consistência, tivemos muitos concorrentes ao longo dos anos que já desapareceram”, comentou ele.

“Não porque não tenham tido bons rendimentos nos bons tempos, mas porque não conseguiram ultrapassar os maus tempos. E nós conseguimos sempre”, frisou.