O HSBC anunciou, na última quarta-feira (31), o lançamento de um fundo de crédito direcionado a empresas da China e de Hong Kong. O valor total da operação é de US$ 3 bilhões.
Desse modo, o objetivo do HSBC com a criação do fundo é apoiar amplamente setores da nova economia, abrangendo tecnologia, saúde, tecnologias ambientais, consumo inovador e manufatura avançada. Inclusive, fortalecendo ainda mais o suporte às indústrias da nova economia na China e Hong Kong.
De acordo com a instituição, através da integração de produtos e serviços, o HSBC está comprometido em proporcionar assistência financeira incluindo empresas da nova economia em estágio inicial e em rápido crescimento em ambas as regiões.
Fundos de crédito do HSBC
Em suma, em 2019, o banco criou fundos de crédito de tecnologia e saúde, com um aporte de US$ 1,8 bilhão. A criação dos fundos visa fornecer suporte financeiro para startups da indústria de tecnologia e saúde na Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, abrangendo áreas mais amplas da China.
Nesse sentido, para acompanhar e auxiliar a expansão dos negócios de empresas da nova economia em rápido crescimento, o HSBC potencializou os fundos de crédito especiais existentes e lançou o “Fundo de Crédito para a Nova Economia do HSBC”. Com isso, aumentou ainda mais o montante do fundo e ampliou o suporte para uma ampla variedade de setores da nova economia.
Inovação tecnológica
O vice-presidente e diretor-geral de serviços financeiros empresariais do HSBC Bank (China) Co., Ltda, Ma Jian, destacou que que “nos últimos anos a cooperação entre a China e Hong Kong no campo da inovação tecnológica tem se aprofundado”.
“Por um lado, Hong Kong continua a desempenhar seu papel como uma plataforma internacional de financiamento, fornecendo suporte financeiro para empresas da nova economia na China; por outro lado, a China, com seu sistema industrial completo, se tornou a base de produção para a comercialização dos resultados inovadores das empresas de Hong Kong”, completou Ma Jian.
Segundo o representante do HSBC, o lançamento de fundos de crédito especializados que conectam os dois mercados oferecerá um melhor suporte para o desenvolvimento de empresas da nova economia na China e em Hong Kong.