Hurb: conheça CEO que xingou clientes e renunciou ao cargo

Em intercâmbio na Inglaterra, o empresário percebeu as oportunidades de mercado que a internet trazia

Conheça a trajetória do agora ex-CEO da Hurb, João Ricardo Mendes, até chegar na polêmica que culminou na renúncia do cargo esta semana. Apesar de ter deixado o cargo, Mendes segue sendo o acionista majoritário da empresa.

Antes de fundar o antigo Hotel Urbano, hoje Hurb, com seu irmão José Eduardo, João Ricardo teve sua primeira experiência como empresário foi com uma barraca de bebidas na Praia do Pepê, quando tinha 18 anos e estava no curso de direito.

Dois anos depois, em 2000, Mendes foi estudar inglês em um intercâmbio na Inglaterra. E graças a sua carreira como praticante de jiu-jitsu na adolescência, pode acompanhar o lutador Roger Gracie na abertura da filial britânica da academia Gracie. Foi quando conheceu profissionais que atuavam no mercado financeiro. Ele se aprofundou no tema, e começou a perceber que havia oportunidades de negócios na internet. 

Após voltar ao Brasil, Mendes iniciou a sociedade com o irmão e fundaram uma empresa de e-commerce chamada Apetrexo. A empresa que funcionou de 2006 a 2011 não chegou a dar lucros, segundo a revista Exame.

No mesmo ano do fim da Apetrexo, os irmãos influenciados pela onda de compras coletivas em 2011, influenciada pelo Peixe Urbano, enfim chegaram ao nascimento do Hotel Urbano. Algum tempo depois, a empresa chegou a receber propostas de compra do rival holândes Bookin.com e do fundo americano Carlyle.

Em 2016, Mendes e o irmão foram forçados a deixarem seus cargos por conta de uma briga com os fundos internacionais Insight Venture Partners e Tiger, que detinham 51% da empresa.

João Ricardo Mendes chegava a desembolsar anualmente o valor entre R$ 1.170.505 e R$ 1.430.545,56. Por mês o empresário chegava a ganhar 110$ de salários, contando com 13º. 

Crise na Hurb

Principalmente após a pandemia, muitos clientes e hotéis realizaram queixas, os clientes dizem que até hoje não conseguem fazer a marcação do passeio. No site de reclamações mais conhecido, o Reclame Aqui, registrou 29,5 mil reclamações contra a agência de viagens.

No LinkedIn, Mendes publicou um vídeo de três minutos onde pisava em uma faixa que contém reclamação de um cliente, e ironizava a situação dizendo que erros acontecem e que o concorrente “está a um clique de distância”. Não bastando a situação, o empresário ainda vazou dados de um cliente em grupo com mais de mil pessoas no Whatsapp.

Em um texto cheio de analogias, Mendes explica a Hurb é como um filho e que precisa “tirar uma folga do dia a dia para lamentar minha mãe, que enterrei há 18 meses, mas que sinto como se fosse ontem”, disse em nota.