A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, determinou, nesta segunda-feira (24), a abertura de processo administrativo contra a empresa Hurb (antiga Hotel Urbano) por desrespeito aos direitos dos consumidores que compraram pacotes de viagens com a plataforma.
Segundo o secretário da Senacon, Wadih Damous, a situação dos clientes da empresa é “inaceitável” e o processo é uma medida importante para coibir práticas abusivas no mercado de turismo, garantindo maior transparência e respeito aos direitos dos consumidores.
“São milhares de consumidores e consumidoras em todo o Brasil prejudicados pelo desrespeito aos contratos por parte da Hurb. Tal cenário é inaceitável e obriga a Senacon a adotar as medidas que lhe cabem por força de disposição legal. Assim sendo, determinei a abertura de processo administrativo sancionador contra a empresa”, afirmou. As medidas vão desde a aplicação de multas – que podem chegar até o valor de R$ 13 milhões – até a suspensão das atividades da empresa.
A decisão da Senacon vem após o aumento do número de reclamações recebidas em todo o Brasil. Apenas nos três primeiros meses de 2023, foram mais de 7 mil, contra 12 mil reclamações em todo o ano de 2022. Além disso, o índice de solução das demandas na plataforma consumidor.gov caiu de 64% (2022) para 50% (2023).
CEO renuncia após xingar e expor dados de cliente nas redes
O CEO e fundador da agência de viagens Hurb, João Ricardo Mendes, acaba de renunciar ao cargo nesta segunda-feira (24), em meio a onda de críticas de clientes e hotéis parceiros, como informou o Estadão.
Em uma carta, onde reconhece os erros de gestão da companhia e a maneira como lidou com os problemas na empresa, ele anuncia que deixará a liderança da empresa a partir desta terça (25).
Há poucos dias, Mendes xingou e expôs dados pessoais de um cliente que reclamava do serviço da Hurb, além de ter divulgado um vídeo em que ironiza as reclamações contra a empresa.